Por Eliane Ferreira, G1 CE


Estudantes das redes municipal e estadual de Itarema, distante 211 quilômetros de Fortaleza, entraram de férias nesta quarta-feira (3). A decisão foi do prefeito da cidade, Elizeu Charles Monteiro, por meio da assinatura do decreto nº 11/2019, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas.

“As chuvas, talvez o maior inverno da história do município, deixaram as estradas quase todas interditadas. Foram embora pontes, arrombou várias estradas. A gente ainda parou as aulas por uma semana, pensando em recomeçar no começo desta. Entretanto, na segunda-feira, a frequência de algumas escolas foi menor que 50% e vimos que isso ia prejudicar muitos alunos”, complementou o gestor.

Decreto que antecipa as férias escolares de julho para abril em Itarema, no Ceará — Foto: VC Repórter

A medida vai atingir cerca de 8 mil alunos do município, que frequentam creches, o ensino fundamental e ensino médio. “Sentamos com diretores e professores e decidimos antecipar as férias, e vamos compensar em julho. Muitos alunos são da zona rural e precisam se deslocar de várias comunidades, que estão interditadas, para a sede do município. Eles não estavam conseguindo chegar nas escolas, por isso a decisão”, detalhou Elizeu Charles.

Calendário

O documento que antecipa as férias escolares de julho para o mês de abril ressalta ainda os problemas que o município vem enfrentando por causa das fortes chuvas, como o “rompimento de diversos trechos e estradas" e o "alagamento de equipamentos educacionais”.

O recesso escolar do município inicia, portanto, nesta quarta-feira (3) , e o calendário de aulas será retomado em 3 de maio.

Volume de chuvas

Localizada no litoral oeste do estado, Itarema está na lista dos 10 municípios que registraram as maiores chuvas do mês de março de 2019, um volume total de 657 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!