Rio Bairros Ilha

Estado vai construir escola com curso de empreendedorismo na Ilha do Governador

Matrículas para a nova unidade, que será erguida no Tauá, serão abertas em 2019

Terreno ao lado da estação da Cedae na Rua Domingos Mondim, no Tauá, onde será construído o Colégio Estadual Rachel de Queiroz, previsto para começar a funcionar em 2020
Foto:
Nina Lima
/ Agência O Globo
Terreno ao lado da estação da Cedae na Rua Domingos Mondim, no Tauá, onde será construído o Colégio Estadual Rachel de Queiroz, previsto para começar a funcionar em 2020 Foto: Nina Lima / Agência O Globo

RIO — O governo do estado anunciou a construção, na Ilha do Governador, de uma escola profissionalizante, em tempo integral e com formação em empreendedorismo. O prédio que abrigará o Colégio Estadual Rachel de Queiroz será erguido no terreno ao lado da estação da Cedae, na Rua Domingos Mondim, em Tauá. As obras começarão no ano que vem, e a nova unidade tem previsão de ser inaugurada em 2020, com matrículas abertas em 2019.

A criação do colégio que homenageará a escritora Rachel de Queiroz foi publicada no Diário Oficial do último dia 10. A construção foi anunciada junto com a criação de outras seis unidades de ensino em todo o estado. Na capital, três escolas serão construídas, em Guaratiba, Alto da Boa Vista e Parada de Lucas, com o mesmo perfil. Segundo a Secretaria estadual de Educação, os professores que darão aulas de empreendedorismo no Colégio Estadual Rachel de Queiroz serão capacitados pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Sebrae.

— Além de reconhecer o trabalho de uma das maiores escritoras brasileiras, a construção dessa escola na Ilha homenageia uma ex-moradora da região. Rachel de Queiroz veio do Ceará para o Rio de Janeiro e escolheu a região para viver — diz o secretário de estado de Educação, Wagner Victer.

REGISTRO PROFISSIONAL

O governo do estado ainda não divulgou o número de vagas que serão abertas na nova unidade de ensino da Ilha do Governador, mas Victer diz que a iniciativa aumentará a oferta de turmas para o ensino médio.

— Além disso, os alunos terão acesso ao curso de empreendedorismo e terão o benefício de receber o registro profissional por meio do Conselho Regional de Administração (CRA/RJ) depois de formados — adianta Victer.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )