Por G1 Vale do Paraíba e região


Tetos de escola em São José estão escorados por estacas há 5 meses — Foto: Vanguarda Repórter/Lucas Gonçalves

O teto de ao menos dez salas de aula da Escola Estadual Juvenal Machado de Araújo, em São José dos Campos, estão escorados por estacas. Pais e alunos reclamam da situação, que se arrasta desde novembro do ano passado, e cobram providências. A Secretaria Estadual de Ensino informou que há uma obra em andamento no local e que deve ser finalizada no 2º semestre. (leia mais abaixo)

O estudante Lucas Gonçalves, do 7º ano do ensino fundamental, fez uma foto do local. Ele diz que são cerca de 20 salas nessa situação. O Estado diz que são 10 e que, em oito delas, as aulas ocorrem normalmente. "Parece que o teto está abaixando cada vez mais, eu fico até com medo de ficar lá", disse.

Em novembro, a direção da escola informou aos pais que duas salas estavam interditadas porque as madeiras apresentaram problemas e havia risco de queda. Por isso, estacas haviam sido colocadas de precaução em outras salas.

A mãe do Lucas, Claudia Gonçalves, cobra providências "Meu filho disse que 20 salas estão desse jeito, é um absurdo, algo tem que ser feito", falou. Ela também se queixa de insegurança "Que mãe fica tranquila com o seu filho em uma escola onde o teto está escorado?", disse.

Ainda no ano passado, a Diretoria de Ensino havia informado que engenheiros fizeram duas vistorias na escola e constataram que não havia risco de queda do teto em nenhuma área. O projeto da obra na estrutura do forro e telhado estava em fase de orçamento.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Educação informou que a obra está em andamento e deve ser finalizada no segundo semestre deste ano. A pasta disse que os alunos das duas salas interditadas foram remanejados para espaços adaptados e as outras oito salas com estacas continuam com aulas, já que a avaliação de engenheiros concluiu que não há risco aos estudantes.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1