publicado dia 02/05/2022

Especialistas debatem como enfrentar exclusão escolar, trabalho infantil e promover aprendizagens

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No Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, a Hora do Intervalo recebeu Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, para debater os desafios educacionais do Brasil hoje.

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No debate, as especialistas destacaram os caminhos para enfrentar questões presentes nessa volta à escola, como exclusão escolar, trabalho infantil e aumento de casos de violência entre os estudantes.

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, por exemplo, criou uma bolsa de estudos para adolescentes do Ensino Médio, a fim de que possam seguir na escola e, em relação ao enfrentamento aos conflitos, Débora sugere “criar comissões dentro das unidade escolares que preveem apoio dos familiares, do bairro, criar apoio para os gestores de como lidar com essas situações, guias orientadores de com fazer esse processo e aprender com a prática do outro, que pode nos ensinar coisas incríveis”.

Já em relação à garantia do direito à aprendizagem, Andressa defendeu que as redes educacionais e escolas comecem por um diagnóstico aprofundado de como estão os professores, os estudantes e suas famílias: “Não adianta fazer programas de aceleração de aprendizagens com estratégias que não vão surtir efeito. Não adianta fazer uma educação descontextualizada da situação de crise que o Brasil vive, da situação de volta às aulas em cenário de pandemia, das angústias que os estudantes estão sofrendo”.

A especialista também indicou o Guia Covid-19 – Volta às aulas 2022 da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, que oferece uma série de orientações para garantir a segurança sanitária e a aprendizagem dos estudantes.

Assista ao debate completo abaixo:

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