EDUCAÇÃO

Por RPC Curitiba


Paraná tem bom resultado do Ideb 2021

Paraná tem bom resultado do Ideb 2021

O Paraná teve um desempenho considerado bom no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Porém, especialistas dizem ser preciso considerar que a pandemia impactou o resultado e que as desigualdades ficaram mais evidentes.

O Ideb é calculado a partir do rendimento escolar, que considera a taxa de aprovação dos estudantes, e das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2021, o Paraná teve o melhor resultado do Brasil para a educação pública no Ensino Médio. O índice ficou em 4,6 no estado, contra média nacional de 3,9.

A nota obtida pelo estado também cresceu em relação à edição anterior do Ideb, de 2019, quando ficou em 4,4 pontos.

Mas o coordenador de Políticas Educacionais da ONG Todos pela Educação, Ivan Gontijo, diz que é preciso ter cautela com as comparações dos resultados com outros estados e com anos anteriores.

"Com a pandemia, essas taxas elas variaram de forma artificial, porque muitos lugares adotaram a aprovação automática, inclusive por recomendação do próprio Conselho Nacional de Educação."

De acordo com a Secretaria da Educação e do Esporte (Seed), o Paraná não adotou a aprovação automática. Mesmo assim, a taxa de aprovados no Ensino Médio subiu de 92,5% em 2019 para 96,7% em 2021.

Números refletem boas escolhas, analisa pesquisador

Para o professor Ângelo Ricardo de Souza, pesquisador do Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o aumento da taxa de aprovação é reflexo de boas escolhas pedagógicas.

"O Paraná conseguiu um bom resultado porque, de um lado ele fez uma coisa pedagogicamente boa na minha avaliação, que é um incremento das condições de aprovação, de acolhimento do aluno, de permanência e de aprovação."

A coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, acredita que também é importante considerar as restrições do indicador.

"No caso do Ideb, a limitação maior é que ele não faz a aferição das desigualdades. E as desigualdades é que aumentaram muito durante a pandemia, então a gente tem que ter isso muito em mente."

O Brasil tem como meta no Ideb a média 6, que, segundo o Ministério da Educação, se aproxima do índice de países desenvolvidos.

Aulas escolas estaduais do Paraná — Foto: Divulgação/Seed

De acordo com o Diretor de Educação da Seed, Roni Miranda Vieira, o índice alcançado pelo Paraná demonstra as dificuldades durante a pandemia, mas também mostra que o estado está no caminho certo.

"A gente trabalha focado no Ideb, mas isso é aprendizagem... A gente pratica o ensino, usa as técnicas, metodologias, recursos tecnológicos e todo conteúdo disponibilizado ao professor, mas com o único objetivo, que é a aprendizagem do estudante."

O pesquisador da UFPR destaca também que é preciso reconhecer quem se esforçou pra trabalhar pela qualidade da educação durante os períodos mais críticos da pandemia, tanto na escola, quanto dentro de casa.

"Os trabalhadores da educação, diretores, pedagogos, funcionários de escola e especialmente professores, comunidade escolar. Veja, sem o apoio da família, da família desses estudantes, como é que eles teriam condições mínimas de poder frequentar a escola esse período de pandemia? Isso mostrou para gente, a pandemia e agora o resultado do Ideb, mostrou para a gente que a escola importa e e importa muito."

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