Por G1 RN


Melina e Djalma são ex-alunos do IFRN de Ceará-Mirim — Foto: Divulgação

Dois ex-alunos do IFRN de Ceará-Mirim, na Grande Natal, abriram uma vaquinha na internet para arrecadar dinheiro e conseguir participar de uma feira científica no México. Os estudantes se credenciaram para o evento com um aplicativo que desenvolveram em um projeto de pesquisa, que tem por objetivo melhorar os índices de educação apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Melina Nascimento Gomes e Djalma Antony Lemos Rodrigues foram orientados pelo professor Leo Moreira Silva, da área de sistemas da informação. Eles se formaram no ano passado e agora estudam na UFRN. “O projeto começou em 2017 e virou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que eu orientei”, explica. O trabalho foi coorientado ainda pelos professores Peterson Nogueira (IFPR/Campus Irati - Língua Portuguesa) e Durval Pacheco (IFRN/Campus Ceará-Mirim - Design).

De acordo com o professor, o aplicativo “PORTal” é voltado a conteúdos aos conteúdos base da Língua Portuguesa no ensino fundamental. “Trata-se de um aplicativo móvel voltado para o auxílio em conteúdos base da língua portuguesa vistos até o 9º ano”, detalha.

Leo Silva acrescenta que, atualmente, o conteúdo do app consiste em umas das partes da Morfologia: o estudo das classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio).

“No entanto, o intuito é abranger o conteúdo lecionado até o fim do ensino fundamental. O projeto foi levado a várias feiras e eventos, obtendo premiações e credenciamentos”, conta.

Em maio, os alunos e o professor participaram da Expo Milset Brasil 2019, em Fortaleza (CE). “Esse projeto foi extremamente bem avaliado e, como resultado, fomos credenciados a participar de uma feira em Monterrey, no México, de 26 a 29 de novembro deste ano. O nome da feira é ExpoCiencia Nacional”.

No entanto, o evento não banca os custos da viagem. Por isso, foi montada a vaquinha virtual. O objetivo é conseguir R$ 20 mil para arcar com os custos da ida dos dois estudantes. “Nós, servidores, vamos com recursos próprios”, afirma o professor Leo Silva.

“Confiamos fortemente que apresentar um trabalho em um evento internacional é uma oportunidade ímpar para nossos alunos, com a oportunidade de mostrar o projeto para o mundo, receber feedback, aprimorar sua formação acadêmica e obter experiência cultural, que tem um valor inestimável”, argumenta.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!