Por G1 Vale do Paraíba e Região


Cresce o número de agressões dentro de escolas de São José

Cresce o número de agressões dentro de escolas de São José

As escolas públicas de São José dos Campos registraram 30 casos de agressões físicas de janeiro a maio de 2017. No mesmo período do último ano, foram nove, incluindo as que ocorreram com os alunos e também professores.

Segundo os dados da Delegacia de Infância e Juventude (Diju), o número de registros que incluem casos de vandalismo e entorpecentes passaram de 36 em 2016 para 59 neste ano, conforme os boletins registrados na delegacia.

“A ocorrência maior é a briga entre alunos, mas também temos ameaças, desacato contra professor, dano e porte de entorpecentes, que também são comuns. Tem que ter a participação da polícia, prefeitura, pais e da comunidade, porque é um trabalho de conscientização”, afirmou o delegado da Diju, Neimar Camargo.

Somente na escola do Jardim Limoeiro foram nove ocorrências de agressão entre alunos e para reduzir o número são feitas ações como palestras e teatros que únem professores, famílias, além da guarda civil e da polícia.

"Dentro da escola acontece palestra, orientação com os pais, reunião com esses alunos, ciclos e rodas de conversa, para amenizar a situação para que eles aprender a conviver em uma situação harmônica e tranquila", disse a coordenadora educacional, Iraci alfredo.

A coordenadora de uma faculdade de psicologia conta que com as ações, os alunos dão apoio e orientação aos pais. "É um atendimento emergecial onde a família chega aqui as vezes sem saber o porquê que esse adolescente veio parar nessa delegacia, então os nossos estagiários estão orientando a encaminhar de acordo com o que olvem da família", afirmou Lilian Guimarães.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?