São Paulo
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/02/2025 - 11:37

Escolas técnicas de SP adotam ensino remoto devido ao calor intenso

Escolas técnicas de SP podem adotar ensino remoto devido ao calor intenso. Medida do Centro Paula Souza busca garantir bem-estar dos alunos. Aulas presenciais continuam, com aulas leves e medidas para proteção dos estudantes. Alunos de baixa renda podem ser mais afetados pela falta de ar-condicionado em casa. Escolas regulares não adotarão ensino remoto, mas terão aulas de educação física leves e medidas de proteção devido ao calor.

O Centro Paula Souza, entidade que administra as faculdades de tecnologia (Fatecs) e escolas técnicas (Etecs) do estado de São Paulo, autorizou nesta semana uma medida excepcional para combater o calor. Diretores das unidades poderão colocar alunos em esquema de ensino remoto quando acharem necessário.

Apesar de não existir um alerta climático, algumas cidades do estado vão registrar temperaturas altas nesta semana. A capital tem máxima prevista de 33°C, enquanto algumas cidades no interior, como Campinas, podem chegar a 37°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para atenuar o impacto do calor sobre os estudantes, o Paula Souza, afirma que está "adotando as medidas necessárias para a ampliação do sistema de climatização na rede das Etecs e Fatecs do Estado". Enquanto a instituição não conclui a melhoria, cabe a cada unidade decidir como lidar com as temperaturas extremas, quando estas ocorrem.

"Devido à forte onda de calor que atinge o país, as direções das Etecs e Fatecs do Estado estão autorizadas a realizarem atividades remotas, desde que avaliem que as condições locais possam comprometer o bem-estar da comunidade acadêmica", afirmou o Paula Souza em nota. "A medida visa garantir conforto de alunos, professores e servidores, sem prejuízo dos conteúdos pedagógicos."

Num comunicado distribuído às unidades, o diretor-superintendente Clóvis de Souza Dias diz que "em decorrência das mudanças climáticas globais, e os alertas emitidos por órgãos meteorológicos sobre a previsão de temperaturas excepcionalmente elevadas entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março de 2025, torna-se essencial adotar medidas que garantam a integridade e o bem-estar da comunidade acadêmica".

Apesar de o aquecimento global ser citado como justificativa para a medida, não há tecnicamente nenhum aviso emergencial do Inmet em vigência. O órgão meteorológico emite um alerta de "onda de calor" e circunstâncias específicas: quando a previsão é de máximas 5°C acima da temperatura média para aquele dia do ano, e quando essa condição perdura por mais de cinco dias. (Hoje apenas o Rio Grande do Sul está em alerta no país.)

O GLOBO perguntou ao Paula Souza se a demanda pela medida partiu de professores e alunos depois da semana passada, que foi mais quente que esta.

Existe o receio de que em alguns lugares a medida possa mais prejudicar do que ajudar os alunos. Muitos estudantes, sobretudo os de baixa-renda, não possuem ar-condicionado em casa, e podem enfrentar temperaturas mais altas na residência do que em sala de aula.

O Paula Souza, de todo modo, afirma que a medida em suas escolas será estudada caso a caso.

Pausa no esporte

Nas escolas estaduais de ensino médio regular (não-técnico) e ensino básico, não há previsão de aula em esquema remoto.

Professores, porém, foram orientados a reconhecer sinais de insolação e desidratação nos estudantes. Alunos estão orientados a se protegerem com pausas para beber água, uso de protetor solar, uso de roupas leves.

"A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está atenta às mudanças frequentes do clima, que podem atingir temperaturas severas eventualmente", afirma comunicado do órgão. "A Pasta recomenda que as aulas de educação Física sejam leves e que haja uma hidratação frequente. Os professores de educação física também podem optar por aulas teóricas ou até mesmo por jogos de tabuleiro."

Mais recente Próxima PF faz operação contra lavagem de dinheiro para o PCC por fintechs; policial civil é preso
Mais do Globo

Investigação apura de estrutura foi usada no governo Bolsonaro para monitorar adversários

PF deve concluir inquérito sobre funcionamento 'Abin paralela' em abril

SBD explica que a rápida perda de peso promovida por esses medicamentos pode resultar em flacidez, rugas e aparência envelhecida; mas é possível minimizar esses efeitos

Sociedade médica alerta sobre os efeitos negativos na pele do Ozempic e medicamentos semelhantes; entenda
Conteúdo de Marca

Presidente da CNC entrega Agenda Institucional do Sistema Comércio a Geraldo Alckmin e a outras autoridades do governo e do Congresso Nacional

Setor terciário reúne propostas para o desenvolvimento do país

Depois do primeiro mandato do republicano, quando a China foi o alvo preferencial, empresas deslocaram parte de sua produção para países do Sudeste Asiático, agora fortemente afetados também

Tarifa generalizada de Trump mina a estratégia de gigantes globais como Apple, Nike e Samsung

Acusado de falsidade ideológica, homem cursou direito na USP com o nome falso e recebeu R$ 136 mil em janeiro do Tribunal de Justiça de São Paulo

'Vida dupla': juiz que se dizia neto de britânicos manteve nomes 'José' e 'Edward' simultaneamente, aponta MP

Para celebrar a escolha, seis pontos da cidade — Museu de Arte Moderna (MAM), Museu do Amanhã, Arcos da Lapa, Cidade das Artes, Terminal Gentileza e Igreja da Penha — ganharão iluminação especial nesta sexta-feira

Cidade do Rio é escolhida como sede do Earthshot Prize, prêmio ambiental criado pelo príncipe William

Primeira Turma julga embargos de declaração apresentado por parlamentares que foram denunciados pela PGR

Zanin vota contra recurso de deputados do PL que viraram réus por suspeita de desvio de emendas

Youtuber nega interesse em cargo público e diz que usou anúncio de entrada na política para 'chamar a atenção'

Felipe Neto desmente pré-candidatura à Presidência e faz ação de marketing