Por Colégio Galle

Com o avanço da vacinação contra COVID-19, as possibilidades de ações escolares aumentam e trazem de volta a emoção de poder ver o filho se apresentando presencialmente, a felicidade em poder conferir seu desenvolvimento escolar dentro da própria escola. Ações essas, que por bastante tempo não aconteceram devido às medidas de restrição necessárias para o controle da pandemia em Goiás.

Agora, após quase dois anos de restrições e distanciamento social, algumas escolas têm retornado com as ações presenciais e recebido as famílias para momentos de socialização dos projetos pedagógicos. O Colégio Galle, localizado na região metropolitana de Goiânia, recentemente pôde realizar a IV edição do Congresso Eu Faço o Meu Futuro, tradicional evento da escola, que no ano passado precisou acontecer em formato remoto.

Neste ano, contudo, o evento aconteceu em formato híbrido. Ou seja, a escola organizou apresentações presenciais junto dos alunos e recebeu em seu ginásio os familiares que se sentiram confortáveis para prestigia-los. Além disso, também realizou uma transmissão ao vivo ao longo dos dois dias de congresso, pelo seu canal no Youtube, para àqueles que não puderam ou ainda não quiseram comparecer presencialmente.

O Diretor do colégio, Renato Castro, destaca que o formato híbrido propiciou não só que o evento fosse acompanhando de maneira mais ampla, mas também que contasse com participações especiais de convidados que estão longe. Assim, a turma do 2º ano “A” foi surpreendida quando recebeu o cantor Jair Rodrigues pelos telões, o qual apareceu para elogiar a turma, que apresentou uma canção de seu projeto “Grandes Pequeninos” para tratar do tema diversidade. “Ficamos felizes com a possibilidade de retorno presencial, mas seguiremos mantendo o que o ensino remoto trouxe de bom para o ambiente escolar. Ter a participação do Jair fez toda a diferença em nosso evento, os alunos se sentiram reconhecidos e admirados”, afirma o diretor.

Escolas retomam eventos pedagógicos presencialmente — Foto: Acervo

Para participar presencialmente do Congresso, as famílias adquiriram o chamado Ingresso Solidário, trocando 1kg de alimento não-perecível por uma credencial. No total, foram arrecadados cerca de 800 kg em alimentos, os quais serão doados ainda neste ano no Projeto Natal Galle. A ação acontece anualmente e arrecada alimentos e brinquedos para serem doados a uma escola pública da região de Aparecida de Goiânia.

Sobre a experiência de retorno aos eventos presenciais, o sentimento de felicidade também foi compartilhado entre as famílias e alunos, que acreditam na importância desse tipo de atividade pedagógica. “Pra mim, é um privilégio poder estar aqui participando do congresso. É muito bom ver a evolução das crianças, ver que elas estão tendo desenvoltura pra falar no microfone, subir no palco, encarar o público.”, foi o que disse Francinelli Rabaiolli, mãe da Sarah Rabaiolli, do 3º ano B.

Escolas retomam eventos pedagógicos presencialmente — Foto: Acervo

Já Suzely Reis, mãe da Ana Clara Freitas, do 7° ano, destacou que pôde acompanhar de perto a preparação da filha e reconhece a importância de sua presença, “Para os alunos, isso é um acontecimento, então acho muito importante pra nós, enquanto família, vir prestigiar. É incrível estar aqui vendo a alegria, o entusiasmo, a euforia de todos que estão participando. Falar em público é algo que não tem como simular em sala de aula, é só vivendo mesmo”, afirmou.

Os depoimentos acima foram dados na Sala de Novas Mídias, que fez parte da estrutura do evento e contou com oficinas de podcast ao longo dos dias. Sendo assim, os próprios alunos entrevistaram famílias, professoras e outros alunos para cobertura jornalística do evento. Sobre a participação, Pedro Lucas Bailão, do 7° ano disse “No começo a gente fica muito nervoso, é bem difícil, mas depois a gente solta o nervosismo, vai se acostumando e tudo melhora“.

Colégio Galle

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!