Por Jornal Nacional


Escolas públicas que conseguiram inovar para manter o ensino na pandemia são premiadas

Escolas públicas que conseguiram inovar para manter o ensino na pandemia são premiadas

O Prêmio Gestão Escolar reconheceu este ano os trabalhos de escolas públicas que inovaram para manter o ensino durante a pandemia.

Na zona rural de Londrina, no Paraná, Rafael Vanzo, de 16 anos, acompanha as aulas pelo celular. Assim como em tantas escolas brasileiras, os professores do Colégio Estadual do Patrimônio Regina tiveram que reaprender a ensinar.

“Foi muito importante esse esforço deles para gente conseguir aprender. Se deram ao máximo, conseguiram passar o conteúdo muito bem nas aulas ao vivo”, disse Rafael.

Com sinal de internet de apenas uma operadora na região, o desafio ficou maior. “Lá em abril, já fomos verificar quem era conectado, quem não era conectado, quais as dificuldades e estar próximo dessas famílias", afirmou a diretora do colégio, Lauriane dos Santos Lima.

Dedicação que fez da escola uma das cinco finalistas entre as mais de oito mil instituições de ensino público inscritas no Prêmio Gestão Escolar 2020, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, com apoio da Fundação Roberto Marinho.

Mais do que destacar um modelo de gestão escolar, o prêmio tem o objetivo de multiplicar ideias inovadoras, dividir, compartilhar conhecimento e aí ajudar a diminuir a desigualdade no ensino.

A escola Classe 15, de Ceilândia, criou um tira-dúvidas pelo WhatsApp, telefone e até presencial, para atender alunos com dificuldade nas matérias.

A Escola Municipal Doutor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, de Manaus, levou atividades de música, artes e gastronomia até a casa dos estudantes.

A Escola Orlando Maurício Zambotto, de Jarinu, São Paulo, selecionou 33 estudantes para auxiliar os colegas de turma no acompanhamento das aulas em casa.

E a vencedora do prêmio foi a Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães, de Itacuruba, Pernambuco. Ela promoveu lives com professores e convidados, transmitiu as aulas pela rádio local e enviou atividades impressas aos estudantes que não têm acesso à internet.

A cerimônia online de premiação foi na tarde desta quinta-feira (10).

“Uma oportunidade de valorizar as excelentes práticas, em face a esse momento de pandemia, porque a educação não parou”, disse a coordenadora nacional do Prêmio Gestão Escolar, Adriana Aguiar.

A escola vai receber R$ 30 mil e equipamentos para melhorar o ensino.

“Como a gente trabalha de forma democrática, iremos fazer assembleias, plenárias com toda a comunidade para gente decidir coletivamente como vamos utilizar esse dinheiro”, afirmou a diretora da escola, Tatiany Leal Santos.

No fim das contas, quem ganha com tudo isso são os alunos e a educação pública

“É a valorização desse estudante que venceu 2020”, afirmou a diretora Lauriane dos Santos Lima.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você