Por G1 SP


Governo do estado vai suspender aulas das instituições de ensino de forma gradual

Governo do estado vai suspender aulas das instituições de ensino de forma gradual

A suspensão gradual nas aulas de escolas públicas e particulares de São Paulo, diante da ameaça do novo coronavírus, começa a valer nesta segunda-feira (16). A rede pública estadual e municipal de São Paulo vai seguir funcionando até sexta-feira (20). A partir da próxima segunda-feira (23) as portas estarão fechadas por tempo indeterminado.

O objetivo do calendário gradual é dar tempo para os pais se planejarem e evitar que eles deixem as crianças com os avós, já que pessoas com mais de 55 anos fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus. Ao longo desta semana, as escolas públicas não vão dar falta para os alunos e os professores serão orientados a não explorar o conteúdo do currículo obrigatório.

A suspensão gradual também foi adotada por escolas particulares: muitas devem funcionar apenas até quarta-feira (18) e estão orientando os pais a mandarem os filhos para as aulas apenas caso não encontrem alternativas de cuidado nos próximos dias.

O anúncio do fechamento das escolas foi feito na última sexta-feira (13) pelo governo de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista. A medida irá afetar 3,5 milhões de alunos na rede estadual e 1 milhão de estudantes na rede municipal. O Centro Paula Souza informa que as aulas presenciais serão suspensas a partir desta segunda (16). A mesma medida será adotada nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a partir do dia 23 deste mês.

Escolas particulares

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo afirma que as escolas particulares vão seguir a recomendação do governo estadual e devem fechar gradualmente a partir desta segunda (16). No estado, cerca de 2,3 milhões de alunos estão matriculados em escolas particulares e mais de 600 mil professores trabalham nelas.

Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do sindicato, disse que participou de todas as reuniões com as autoridades do estado para decidir as medidas de prevenção ao contágio de coronavírus em ambiente escolar.

A cidade de São Paulo tem 4,5 mil escolas particulares e o estado de São Paulo tem 10 mil escolas.

“Temos escolas em período integral. Simplesmente falar para os pais que iremos suspender as aulas isso afetaria demais a vida dessas famílias. Vamos adotar o que o secretário de educação anunciou nesta sexta-feira. Acredito que em duas semanas estaremos com as aulas suspensas nas escolas particulares”, disse Ribeiro.

Interrupção planejada

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação explica que, nesta segunda-feira, serão realizadas atividades de acolhimento e conscientização aos professores, gestores e estudantes. "Devem ser reforçados os protocolos de higiene e etiqueta respiratória. Condutas sociais devem ser revistas, evitando contato físico direto através de beijos no rosto, abraços e apertos de mão", afirma a nota.

Entre terça (17) e sexta-feira (20) as escolas deverão realizar reuniões com pais e responsáveis para orientações. "Lembrando que essas reuniões deverão ser divididas em grupos pequenos, evitando grandes aglomerações de pessoas", destaca a secretaria.

"Nós não faremos uma interrupção das aulas de qualquer maneira. Tem que ter um planejamento com as famílias. Não adianta parar as aulas e as crianças ficarem com avô e avó, que fazem parte do público que mais temos que nos preocupar", disse o secretário da Educação do estado, Rossieli Soares, na sexta (13).

"Qualquer aluno que puder não frequente a escola, desde que a solução não seja deixar as crianças com seus avós", disse o secretário municipal da Educação, Bruno Caetano.

O recesso do mês de abril, nas escolas estaduais, que passaria a vigorar neste ano, será antecipado por causa do coronavírus e evitar a proliferação da doença.

“Nós começamos um movimento antecipando, por exemplo, o recesso. Tínhamos a previsão de um recesso de uma semana em abril, já será considerada na próxima semana. Depois, antecipação de férias [de julho] e o último fim de semana do mês de outubro. Vai chegar no mês de julho e na semana de outubro. É inevitável e necessário, nós não vamos abrir mão de concluir o ano letivo. Afinal de contas, no fim do ano tem Enem, tem entrada no vestibular. Então, nós vamos administrar da melhor maneira possível”, disse Rossieli.

De acordo com o secretário e com o governador João Doria, ao longo desta semana, as escolas estarão abertas para orientações de prevenção. Nas próximas semanas deve ser implementado um sistema para ensino à distância na rede público, segundo a prefeitura.

"Estamos programando atividades à distância com patrocínio de dados: os alunos acessam o aplicativo gratuitamente, mesmo que não tenha internet própria", destacou.

Bruno Caetano pediu que as famílias atualizem seus dados de endereço e telefone para que orientações sejam repassadas com mais facilidade.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!