Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


O calendário do projeto “Gestão Democrática” segue em junho a etapa local, centrada em discussões nas 191 escolas do Alto Tietê. Nesta semana um dos encontros programados da E.E. Aprígio de Oliveira, em Mogi das Cruzes, foi acompanhado por representantes da Secretaria do Estado. Na primeira fase, em 2016, cerca de 500 mil estudantes, professores e pais/responsáveis responderam a um questionário online sobre a atuação das três principais instâncias democráticas: Grêmios, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres (APM).

As escolas estão comunicando os pais sobre a data da discussão, mas os interessados podem procurar a diretoria de cada unidade para obter informações. De acordo com a secretaria, neste momento, as unidades têm a oportunidade de avaliar a própria realidade e propor soluções. A ideia é que, com ajuda dos facilitadores – professores da rede capacitados com técnicas de design thinking - a comunidade seja capaz de identificar o que precisa mudar ou avançar. Os dados extraídos do questionário serão utilizados pelas escolas para conduzir os debates.

Escola Estadual Aprigio de Oliveira, em Mogi das Cruzes já participou de rodada de discussão sobre rumos da educação — Foto: Rosania Morroni/ Divulgação

Legislação escolar

As discussões locais servirão de base para as próximas fases: regionais e estaduais, previstas para os próximos meses. Após o período de debate e de consulta pública, as contribuições vão compor um novo projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Além disso, se aprovado o projeto, a Secretaria oferecerá cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes atentos às novas diretrizes.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1