Por G1 PE


Salas de aula das escolas particulares do Grande Recife ficarão vazias a partir de quarta (18) por causa de suspensão de atividades motivada pela pandemia de coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

Por causa da pandemia de coronavírus, as escolas da rede particular de ensino vão suspender as aulas a partir de quarta-feira (18), no Grande Recife. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (16), depois de uma reunião na sede do sindicato, na Zona Norte da capital.

A suspensão de atividades escolares já tinha sido anunciada pelo governo de Pernambuco e por prefeituras da Região Metropolitana. Decidiram fechar as instituições de suas redes municipais Recife, Olinda, Paulista e Igarassu. Também ficarão sem aulas oito universidades públicas e privadas e instituições de ensino técnico (veja vídeo abaixo).

Escolas particulares e universidades ficam sem aulas por causa de coronavírus

Escolas particulares e universidades ficam sem aulas por causa de coronavírus

De acordo com a entidade que representa as escolas particulares, a medida vai vigorar por tempo indeterminado. “Decidimos padronizar. É que algumas escolas estavam suspendendo as aulas por períodos diferentes”, justificou o diretor-executivo do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), Arnaldo Mendonça.

Segundo ele, a rede particular tem em Pernambuco 2.350 escolas, cerca de 380 mil alunos e 26 mil professores. “A medida vale para o Grande Recife, onde ficam cerca de 50% das escolas particulares. A suspensão das atividades atinge, desta maneira, cerca de 200 mil alunos”, afirmou.

Ainda de acordo com Mendonça, na terça-feira (17), as unidades da rede particular ainda vão receber os alunos. Ele afirmou que, nesta segunda (16), foi constatada uma redução da frequência na maioria das escolas. “Esse índice chegou, em algumas unidades, a 50%”, comentou.

O diretor-executivo do sindicato disse que, durante o período sem aulas, cada unidade poderá decidir se vai implementar meios de manter as atividades, a distância. “Tem escolas que possuem redes, sites e portais de educação. Deixamos que cada estabelecimento defina a estratégia”, declarou.

Também durante o período de suspensão das aulas, as mensalidades continuarão a ser cobradas e os professores permanecerão recebendo salários.

“O pai ou o responsável pelo aluno paga anuidade e as escolas dividem em parcelas mensais para facilitar. Por isso, não haverá mudança na cobrança de valores”, explicou.

Diante do quadro da pandemia, o sindicato voltará a fazer avaliações da situação, de forma periódica. “Teremos uma nova reunião, já marcada, na sexta-feira (20)", disse.

Complexo Senac de Pernambuco, localizado na Avenida Visconde de Suassuna, no Recife — Foto: Giovanni Chamberlain/Divulgação

Senac

O Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) em Pernambuco anunciou nesta segunda que as atividades foram suspensas, nas unidades do Recife, Paulista e Caruaru. . Também já estão sem serviços a Faculdade Senac e as unidades móveis. A medida vale até o dia 31 de março.

As ações de controle atingiram, ainda, os estágios supervisionados nos segmentos de saúde, gastronomia e demais áreas e a locação dos espaços da instituição.

“Reiteramos que não haverá prejuízo para os alunos e que o cronograma e a reposição de aulas serão ajustados logo após este momento delicado”, informou um comunicado divulgado pelo Senac em Pernambuco. .

Apesar das medidas na área educacional, as atividades administrativas serão realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, incluindo o atendimento na Biblioteca e na Central de Atendimento Senac, no Recife, em Paulista e em Caruaru.

As empresas pedagógicas, como o Salão-Empresa e a Lanchonete-Escola, no Recife, terão horário reduzido, funcionando das 8h às 17h. Esta última, apenas com o serviço de lanche. Já o Restaurante-Escola terá horário normal, das 12h às 15h, apenas com serviço à la carte.

Para as unidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina, o Senac PE aguarda o posicionamento das autoridades municipais.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Outras medidas

Também nesta segunda, a prefeitura do Recife anunciou a suspensão de atividades em bibliotecas, espaços públicos de prática de exercícios físicos e Centros Comunitários da Paz (Compaz). O município informou que também recomendou o fechamento das academias de ginástica particulares. Todas as medidas entram em vigor na quarta-feira (18).

Entre eles está a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontece anualmente em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. O decreto também permite o estado utilizar toda a estrutura da rede particular de saúde para a contenção do coronavírus.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!