Por g1 Minas — Belo Horizonte


Funcionários de duas escolas de BH suspendem atividades por conta de violência

Funcionários de duas escolas de BH suspendem atividades por conta de violência

Profissionais das escolas municipais Américo René Gianetti e Lídia Angélica, em Belo Horizonte, suspenderam as atividades, nesta segunda-feira (25), por causa de casos de violência registrados na última semana dentro dessas unidades.

"Aconteceu que uma mãe adentrou à escola, com uma conversa que parecia dentro da normalidade. Só que fugiu a isso e terminou com ela gritando que iria matar o professor, e não queria que o professor chamasse a atenção da filha dela", explicou a professora Roseane Barbosa.

Na quinta-feira (21), na Escola Municipal Américo René Gianetti, no bairro Concórdia, na Região Nordeste, um pai de aluno entrou na unidade, sem autorização, e, ao encontrar um monitor, o agrediu com chutes e pontapés. O suspeito foi contido por servidores.

Profissionais de duas escolas municipais de BH fazem protesto contra violência — Foto: Redes sociais

No caso da Escola Municipal Lídia Angélica, no bairro Itapoã, na Região da Pampulha, os profissionais disseram que estão sofrendo ataques. Uma mãe ameaçou dois professores de morte e agrediu funcionários com falas homofóbicas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH) afirmou que a Secretaria Municipal de Educação não está agindo para apoiar os profissionais e, por esse, motivo, o protesto está sendo realizado.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lamentou os ocorridos e informou que a Secretaria Municipal de Educação e as Diretorias Regionais de Educação mantêm contato diariamente com as unidades escolares para assistência e encaminhamentos. As escolas municipais paralisadas foram convidadas para reunião.

A PBH ressaltou que a Guarda Civil Municipal realiza trabalho especializado, denominado como Patrulha Escolar, que destina parte do efetivo exclusivamente para atividades voltadas para a garantia da paz e da segurança no ambiente escolar.

Fachada da Escola Municipal Lídia Angélica, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

Vídeos mais assistidos do g1 Minas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!