Por G1 Bauru e Marília


Escolas que deveriam ser reformadas estão abandonadas e sendo alvo de vândalos em Bauru

Escolas que deveriam ser reformadas estão abandonadas e sendo alvo de vândalos em Bauru

Duas escolas em Bauru (SP) foram fechadas no ano passado para passar por reforma, mas estão sofrendo com a degradação do patrimônio público. Na Escola Estadual Professor Francisco Alves Brizola o mato alto já tomou conta da calçada e entrar na escola não é difícil, já que o portão da frente foi arrombado. Entra quem quer e isso assusta os moradores da região.

“Um dinheiro público jogado fora, sendo que tem tantos alunos precisando de estudo e nosso patrimônio jogado na rua”, reclama a cuidadora leda Pecora de Campos.

Escolas são pichadas e abandonadas — Foto: Reprodução/TV TEM

Dentro da escola, livros nunca usados foram encontrados sujos e amassados. Os banheiros destruídos, mesas escolares amontoadas e quebradas, armários revirados. O que seria uma sala de jogos, não existe mais. A mesa de tênis está quebrada e jogada no pátio interno. Até a fiação do prédio foi roubada.

A escola foi interditada em julho de 2016 por causa de problemas na estrutura do prédio. Essa mesma justificativa foi apresentada há quatro anos para os pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria. A escola, que sempre foi considerada uma das melhores de Bauru, hoje tem paredes mofadas, vidros quebrados e virou lugar de encontro de usuários de drogas e pesadelo para os vizinhos.

“A gente sofre com isso porque você não tem nem liberdade para sair à noite por causa da bagunça, não sabe o que está passando na rua”, conta a dona de casa Sirlei Alves Pereira.

Livros nunca usados estão jogados e sujos — Foto: Reprodução/TV TEM

No começo de 2014, a reforma foi anunciada e os alunos transferidos para um prédio provisório no Lar Escola Rafael Maurício. Hoje a escola funciona em um prédio alugado na Vila Universitária, mas uma mãe, que não quis se identificar, conta que a estrutura não é boa. “Eles pagam uma fortuna de aluguel, acomodam os alunos como dá. É apertado, não tem janela, nem ventilação. Os alunos vão porque a escola é boa, mas acomodações são péssimas.”

Mais três escolas municipais estão fechadas aguardando reforma. A Emei Aparecida Pereira Pezzatto, Emei Jaty Queiroz de Gorretta e Emei Edna Kamila Faina. No muro de uma das escolas, uma frase foi pichada: "Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento garantido."

De acordo com a secretária municipal de Educação Isabel Miziara, os projetos da reforma já foram entregues, mas o processo licitatório ainda nem começou. “Esse cronograma é bastante variável porque tem muitas intercorrências que estão atreladas a ele. Mas temos expectativa de que se essa licitação começa a partir do meio do mês de maio. Em dois anos a gente dá conta de fazer essa reforma porque é bastante ampla.”

Quanto a Escola Estadual Professor Francisco Alves Brizola, o processo de licitação já está em andamento. A reforma será feita pela Fundação Pró Desenvolvimento da Educação, mas ainda não tem data para começar.

Vândalos invadem as escolas e estragam tudo — Foto: Reprodução/TV TEM

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1