(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escolas estaduais realizam ações de valorização da história e cultura africana

Campanha Afroconsciência será desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação. Entre atividades, destaca a Caminhada da Promoção da Igualdade Racial


postado em 07/11/2017 22:47

Jovens participam de ato para chamar atenção sobre a violência contra negros (foto: SEE-MG/Divulgação)
Jovens participam de ato para chamar atenção sobre a violência contra negros (foto: SEE-MG/Divulgação)
Este mês, em 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão. Pela importância dessa luta social, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai realizar ações dentro da Campanha Afroconsciência, iniciativa que visa reconhecer e valorizar a história e a cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira.

Para marcar a data estão previstas diversas atividades nas escolas da rede estadual de ensino, como palestras, capacitações e apresentações culturais, além da realização da Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, no dia 20 de novembro, que chega à sua terceira edição.

Para a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE, Iara Pires Viana, um dos principais pontos que precisam ser ressaltados no mês de novembro é o fortalecimento da Campanha Afroconsciência em todo o estado.
“Em 2015, apenas 20% das escolas estaduais apresentavam trabalhos referentes à Lei 10.639/03. Hoje, 70% apresentam excelentes projetos relacionados à história da África e cultura afro-brasileira”, comenta Iara.

A Lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio e serviu de base para que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas estaduais desenvolvessem atividades e resgatassem a contribuição do povo negro nas áreas social, cultural, econômica e política brasileira.

Dando a largada na programação do mês da Consciência Negra foi realizada em Juiz de Fora, no Território Mata, a ação “20 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, realizada pelo movimento Convergência Negra, em parceria com a SRE da cidade, com o Conselho Municipal para Promoção da Igualdade Racial e outros movimentos negros do município.

Serão dezenas de atividades realizadas diariamente, até o dia 20 de novembro, com a finalidade de mobilizar a sociedade civil, escolas estaduais, associações e ativistas sociais no sentido de reivindicar políticas públicas que visem o combate à crescente mortalidade de jovens negros e à disparidade social entre negros e brancos na cidade de Juiz de Fora. A programação conta com rodas de conversa, apresentações e intervenções culturais, debates e outras iniciativas.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)