Por G1 ES


Escolas estaduais do ES vão retomar aulas a partir desta quinta-feira

Escolas estaduais do ES vão retomar aulas a partir desta quinta-feira

As atividades nas escolas públicas estaduais do Espírito Santo serão retomadas a partir da próxima quinta-feira (4). O modelo de ensino será presencial/híbrido (com revezamento de alunos) ou remoto. A informação foi anunciada na manhã desta terça-feira (2) durante coletiva de imprensa.

As aulas presenciais, entretanto, só serão autorizadas nas escolas que ficam em cidades classificadas com risco baixo ou moderado para a transmissão da Covid-19 no mapa de risco do governo, que é atualizado semanalmente.

"Com segurança, temos que retomar as aulas, pois os jovens e crianças fora de sala de aula ficam mais suscetíveis às atividades ilícitas”, disse o governador Renato Casagrande (PSB).

Sala de aula no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Sedu-ES

Investimentos

Segundo o governo, serão enviados dois projetos de lei à Assembleia Legislativa: um visando a concessão de ajuda de custo a professores, pedagogos e diretores efetivos no valor de R$ 5 mil para a aquisição de equipamento de informática (notebook, Chromebook ou tablet), e outro dispondo do “auxílio internet” no valor de R$ 50 mensais para cada professor – efetivo ou em designação temporária (DT).

Também foram anunciados o processo licitatório para a aquisição de notebooks destinados a profissionais da educação em designação temporária (DT) e da adesão à ata de registro de preço para compra de 60 mil Chromebooks, que serão destinados a estudantes da rede pública estadual.

“Estamos aqui hoje anunciando a entrega de um notebook para cada professor, isso é histórico, um investimento importante que dá aos professores essa oportunidade de usar tecnologia. E também 60 mil notebooks para alunos”, disse o governador.

Casagrande explicou que os computadores ficarão com os professores efetivos, e os professores contratados terão que devolver os equipamentos no fim do ano letivo.

A mesma coisa vale para os alunos. Eles recebem os computadores e depois devolvem no final do ano ou se saírem da escola.

Nesse primeiro momento, o secretário de Educação disse que os computadores serão entregues para alunos do ensino médio. Mas o governo pretende comprar mais equipamentos para atender todos os alunos da rede estadual.

Pré-Enem

A Secretaria de Educação ainda anunciou três mil vagas no Pré-Enem, uma ampliação de mil vagas em relação ao ano anterior.

Serão oportunidades destinadas aos alunos da rede estadual, incluindo os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ano passado.

As aulas serão on-line, síncronas, e por meio de vídeo-aulas gravadas com lives. Os estudantes terão a opção de assistir as aulas on-line nas escolas-polo, para quem não tem acesso à internet.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1