Por RPC Curitiba


Um mês antes de volta às aulas, reformas em escolas ainda não começaram

Um mês antes de volta às aulas, reformas em escolas ainda não começaram

Falta um mês para a volta às aulas dos colégios estaduais, e pais e alunos de duas escolas de São José dos Pinhais – na Região Metropolitana de Curitiba – estão preocupados porque os muros que caíram no ano passado continuam do mesmo jeito. Apesar das promessas de reforma, até agora nada foi feito.

Colégio Estadual Tiradentes

Os tapumes que improvisam os muros estão caindo e apodrecendo. Além disso, a pichação tem aumentado no Colégio Estadual Tiradentes. Nessa escola, outra parte da estrutura também desabou, deixando o quadro negro para o lado de fora.

Os moradores estão indignados. "Fica até feio isso, um grupo tão bonito lá por dentro e por fora feio", disse o aposentado Adão Noel Ribeiro.

O problema nesse colégio foi em setembro de 2018. À época, a Secretaria de Educação informou que a área onde o muro caiu estava isolada e que ninguém ficou ferido. Mas, os alunos reclamaram do prejuízo pedagógico que tiveram ao revezarem as salas para terem aulas.

"Desde quando caiu, na verdade, desde quando estudei ali há 15 anos, não teve nenhuma melhoria. Só na semana que o muro realmente caiu, vieram vereadores, polícia, bombeiro, mas depois ninguém fez mais nada. A gente que é morador acredita que não vai ter melhoria tão cedo", afirmou a vendedora Sabrina Sanga.

Colégio Estadual Chico Mendes

No bairro São Sebastião, também há dúvidas e preocupações. No Colégio Estadual Chico Mendes, o muro que caiu em junho do ano passado ainda não foi reerguido.

"Os alunos reclamam do calor, tem alunos que passam mal. Tem que parar a aula de educação física, muitas vezes para estar socorrendo aluno por causa do calor. Agora a queda desse muro também, as imagens já dizem tudo. Abandono total", relatou Jocemar Piascoski, que é morador do bairro.

Há pelo menos dois anos, os pais e a direção da escola alertavam a Secretaria de Educação sobre os riscos de que o muro do colégio poderia cair.

O que diz o govero estadual

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), responsável pela infraestrutura das escolas da rede estadual, informou que a licitação para a obra da Escola Tiradentes está em processo de conclusão. De acordo com a Fundepar, a empresa já foi escolhida, mas o contrato ainda não foi assinado.

Em relação à obra no Colégio Estadual Chico Mendes, em uma reunião na segunda-feira (14) com a empresa responsável pela reconstrução do muro, ficou acertado que as obras começarão em um mês. O prazo é de que tudo fique pronto em três meses.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1