Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA


Escola Ecila Nobre dos Santos obetém pelo quinto ano consecutivo a maior nota do Ideb na rede municipal de Santarém — Foto: Escola Ecila Nobre/Divulgação

Mais uma vez, escolas públicas do município de Santarém, no oeste do Pará, obtiveram notas acima da média do estado do Pará e da média nacional, nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ecila Nobre, da rede municipal, e São Raimundo Nonato, da rede estadual, obtiveram as notas mais altas no Ideb 2017. Os resultados foram divulgados na segunda-feira (03).

Para quem dedica sua vida à educação de crianças, como a professora Rosângela Teles, diretora da Escola Municipal Ecila Nobre, a nota 6.7 obtida na Provinha Brasil pela instituição nos anos iniciais (4º e 5º) do ensino fundamental, é motivo de satisfação.

“O sentimento é de extrema alegria, de felicidade, por perceber que todo o nosso esforço, o nosso trabalho, está refletindo em um resultado satisfatório, que é na verdade é o que nós buscamos. A gente trabalha não esperando nota, mas trabalha com foco nos nossos alunos para que eles possam aprender, para que a gente possa fazer diferença na vida deles enquanto escola. Então é uma satisfação ímpar”, disse Rosângela.

Segundo a diretora, a escola já vem trabalhando há muitos anos na preparação dos alunos para o momento das avaliações nacionais que pontuam para o Ideb. “Fazemos simulados e desenvolvendo atividades diversas, e isso é intensificado nos anos de avaliação nacional. Os professores também são trabalhados. Além disso, a escola busca parceria com a família, porque o apoio em casa também é importante”, contou.

Outro fator que na opinião da diretora tem contribuído para a escola Ecila Nobre pelo quinto ano consecutivo se destaque no Ideb é ter uma equipe permanente de professores. Em 2015, a Escola Ecila Nobre obteve a nota 6.1. A escola conta atualmente com 546 alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde.

A projeção do Ideb para 2017 era de nota 5.5. A média nacional ficou em 5.8 e a do Pará em 4.5, nos anos iniciais.

A Escola Municipal Francisco Pereira Chaves, alcançou a projeção do Ideb para 2017, com nota 5.5, um ponto mais que na avaliação de 2015, quando obteve a nota 4.5.

Outras escolas da rede municipal de Santarém que pontuaram bem no Ideb, são: Santo Antônio - 5.4, São Miguel Arcanjo – 5.3, Paulo Rodrigues e Fluminense - 5.1, Helena Lisboa e Hilda Mota - 5.0.

Rede estadual

Na rede estadual, a Escola São Raimundo Nonato, tradicional no município de Santarém, obteve notas acima da média nacional nas avaliações de 4º e 5º ano, 8º e 9º ano, e também no 3ª série do ensino médio.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota da escola foi 6.9. Em 2015, já havia pontuado bem, com 5.8. Depois do São Raimundo, a escola estadual com melhor desempenho no 4º e 5º ano, foi Gonçalves Dias, com nota 5.6. O pior resultado foi da Escola Romana Leal, com nota 3.0 abaixo da média estadual que foi 4.5 e da nacional que foi 5.8.

Nos anos finais do ensino fundamental, obteve 5.5. Em 2015, havia obtido 4.8. Depois do São Raimundo, a escola estadual com melhor desempenho no 8º e 9º ano, foi Almirante Soares Dutra, com nota 4.9. A média nacional foi 4.7, com projeção de 5.0, e a estadual foi 3.3, mas a projeção era 4.4.

Na avaliação dos alunos da 3ª série do ensino médio, a Escola São Raimundo obteve a nota 5.0, seguida por Rodrigues dos Santos com 3.8 e Nossa senhora Aparecida, com 3.2.

A média do Pará na avaliação da 3ª série do ensino médio foi 2.8, bem abaixo da projeção para 2017, que era 4.0. A média nacional foi 3.8, mas a projeção era 4.7. A Escola São Raimundo, portanto, ultrapassou a projeção do Ideb 2017.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1