Por Jéssica Alves, G1 AP — Macapá


Censo Escolar é uma das ferramentas utilizadas pelo Governo Federal para investir recursos e montar projetos — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

As escolas da rede estadual do Amapá que não fizeram o envio de informações do Censo Escolar 2017 correm o risco de perder recursos e programas federais de incentivo à educação, informou a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Das 396 escolas, pelo menos 77 instituições não participaram. O prazo encerra às 23h59 desta segunda-feira (31).

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Censo Escolar é uma das ferramentas utilizadas pelo Governo Federal para investir recursos e montar projetos para que sejam implantados nas escolas, de acordo com os dados contidos na pesquisa.

A coordenadora do Censo Escolar 2017, Socorro Tolosa ressalta que as escolas que não enviarem as informações serão notificadas pelo Inep, para que possam esclarecer sobre a ausência dos dados.

“As escolas são obrigadas a esclarecer todas as informações para o Censo e caso não façam, perdem recursos federais, os estudantes não podem participar de programas sociais e nem se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque não vai constar no sistema a escola que ele estuda”, destacou.

O procedimento é realizado em duas etapas. O sistema está disponível no site do instituto.Nesta primeira fase, serão coletados os dados da matrícula inicial com informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. Em caso de não envio das informações, as escolas serão notificadas pelo Inep e deverão justificar porque o procedimento não foi realizado.

O trabalho de coleta de dados estatísticos feito pela direção dos colégios em parceria com a secretaria é classificado em quatro categorias: escolas, alunos, professores e turmas. As informações repassadas pelas instituições vão definir o repasse de verbas estaduais e federais, além de ajudar na elaboração de políticas públicas voltadas à educação.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?