Escolas devem orientar alunos com altas habilidades e superdotados

Publicado em 07/03/2022 - 07:30 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A vida escolar de uma criança superdotada pode não ser tão fácil quanto muitas pessoas imaginam. Mitos sobre a capacidade e a falta de suporte para aproveitar esse potencial são desafios para alunos, escolas e famílias.

A turismóloga Lívia Sousa Sales tem dois filhos com habilidades acima da média. O mais velho, Henrique, já lia e escrevia aos 4 anos. A superdotação foi definida após avaliação psicopedagógica e neuropsicológica. Hoje, aos 12 anos, o mais difícil é enriquecer o currículo para manter o interesse dele na aula, já que aprende o conteúdo com muita facilidade. Já o segundo, Eduardo, que tem 10 anos, tem uma habilidade acentuada para esportes e artes. O desafio é fazer ele mesmo acreditar no próprio potencial.

Crianças com altas habilidades e superdotação podem ser identificadas pela curiosidade elevada, vocabulário diferenciado, facilidade para aprender e se desenvolvem mais rápido, inclusive fisicamente.

O Censo Escolar 2020 afirma que existem mais de 24 mil estudantes com esse perfil no Brasil. Mas a presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, Denise Arantes Brero, diz que estudos apontam para pelo menos 5% da população com essa característica.

A escola deve oferecer a cada estudante superdotado um plano individual e é importante um espaço para que esses alunos possam interagir. Denise diz que a legislação é clara, mas as políticas públicas precisam avançar.

Brasília tem cerca de 1.800 estudantes atendidos em polos de educação de altas habilidades. Esse trabalho gera resultados, diz a gerente de Atendimentos Educacionais Especializados da Secretaria de Educação, Karla Gomes dos Santos que destaca que se o aluno estuda sua área de interesse ele pode se desenvolver e contribuir com a comunidade.

No Distrito Federal, os alunos frequentam a educação básica nas turmas regulares e, no contraturno, vão para salas especiais onde o foco é a área de interesse do estudante.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo