Por Carolina Cruz, G1 DF


Alunos cantam o hino nacional no Centro Educacional 308 no Recanto das Emas, escola militarizada do DF — Foto: Carolina Cruz/G1 DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) indicou duas escolas para servir de piloto para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação (MEC). O Centro Educacional (CED) 416 de Santa Maria e o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5, do Gama irão seguir o modelo proposto pelo governo federal.

A mudança está prevista para o início de 2020. Militares aposentados das Forças Armadas deverão participar da gestão disciplinar.

A remuneração da equipe será paga pelo Ministério da Defesa, que terá reforço no orçamento. Além disso, cada escola vai receber R$ 1 milhão do Ministério da Educação para investir em melhorias, afirma o governo.

As unidades de ensino foram selecionada levando em conta os índices de vulnerabilidade social, com preferência para as instituições com maior volume de alunos.

  • CED 416, Santa Maria: 916 estudantes do 6º ano até o Ensino Médio
  • CEF 5, Gama: 622 estudantes, do 6º ao 9º ano

O projeto do MEC terá um regulamento próprio, diferente da Gestão Compartilhada com a Polícia Militar, que já tem 12 escolas no Distrito Federal. Os dois modelos são independentes e não haverá interrupção no cronograma já implementado na capital federal, afirma a Secretaria de Educação (entenda mais abaixo).

DF terá dois modelos

CED 7 de Ceilândia iniciou o ano letivo com a gestão compartilhada com a PM — Foto: Victor Gomes / G1DF

As normas que detalham o projeto de escolas militarizadas proposto pelo MEC ainda não foram divulgadas. De acordo com o órgão, a regulamentação deve ser concluída ainda em novembro.

Algumas diretrizes foram publicadas em portaria nesta sexta-feira (22). Compare alguns pontos:

  1. Papel dos militares
    O modelo do MEC é semelhante ao que já vem sendo aplicado no DF. Militares ficam responsáveis principalmente pela gestão disciplinar (comportamento dos alunos) e os servidores da Secretaria de Educação coordenam a gestão pedagógica (conteúdo das aulas).
    Segundo o MEC, haverá um treinamento com os militares, realizado apenas pela pasta, sem a interferência do Ministério da Defesa. Já no Distrito Federal, a Secretaria de Educação coordena junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP) a seleção dos profissionais.
    Enquanto a gestão compartilhada usa agentes da PM e do Corpo de Bombeiros, o MEC usará, a princípio, o efetivo das Forças Armadas.
  2. Uniforme e corte de cabelo
    De acordo com o MEC, as escolas cívico-militares que vão seguir a regulamentação do órgão também devem incluir regras específicas envolvendo o visual dos alunos. No entanto, os detalhes ainda não foram divulgados.
    Na gestão compartilhada, os meninos devem usar cabelos curtos - já para meninas, não há restrição quando ao comprimento. A Secretaria de Educação afirmou que para eles ou elas o "penteados para cabelos crespos poderão ser adaptados conforme orientação da equipe gestora".
  3. Votação da comunidade e seleção das escolas
    O GDF já indicou as escolas que serão piloto pra o projeto de militarização do governo federal. Assim como ocorre na Gestão Compartilhada, haverá consulta pública com a instituição.

Escolas militarizadas no DF

Centro de Educacional 7 (CED 7) da Ceilândia Norte é uma das escolas de gestão compartilhada com a PM, no DF — Foto: Carolina Cruz/G1

O governo do Distrito Federal pretende implementar o projeto em 40 escolas até 2022 e segue com o planejamento após o programa nacional do MEC. Veja lista de escolas com gestão militarizada no DF até novembro de 2019:

  1. Centro Educacional 3 de Sobradinho
  2. Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
  3. Centro Educacional 1 da Estrutural
  4. Centro Educacional 7 de Ceilândia
  5. Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina
  6. Centro Educacional 1 do Itapoã
  7. Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
  8. Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
  9. Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
  10. Centro Educacional 416 de Santa Maria
  11. Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II
  12. Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!