Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Escolas da região receberão Programa de Ensino Integral a partir de 2020 — Foto: Reprodução/TV TEM

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o secretário de Educação, Rossieli Soares, anunciaram que, a partir de 2020, o Programa de Ensino Integral (PEI) estará presente em pelo menos 664 escolas da rede estadual de ensino, sendo 16 delas na região de Sorocaba, Itapetininga e Bauru (SP).

Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade e a expectativa do governo é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.

As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende.

Entre as unidades contempladas, 92 já vigoram no modelo Escola de Tempo Integral (ETI). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.

Veja a lista de escolas beneficiadas na região

Cidade Nome da escola
Avaré Dona Maria Izabel Cruz Pimentel Dona
Avaré Doutor Paulo Araujo Novaes
Botucatu Dom Lucio Antunes de Souza
Itapetininga Professora Corina Cacapava Barth
Itaporanga Professor Octavio de Almeida Bueno
Ribeirão Branco Hiroshi Kosuge
Salto Professora Paula Santos
Salto de Pirapora Professor Benedicto Leme Vieira Neto
Salto de Pirapora Jardim Daniel David Haddad
Sorocaba Antonio Miguel Pereira Junior
Sorocaba Doutor Arthur Cyrillo Freire
Sorocaba Professora Jordina Amaral Arruda
Sorocaba Professor Julio Bierrenbach Lima
Sorocaba Senador Luiz Nogueira Martins
Sorocaba Professor Roberto Paschoalick
Taquarituba Jose Penna

Novo programa

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que eles se auto-organizem de acordo com temas de interesse, como dança, xadrez, debates e etc. Os alunos também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e 15 minutos. 36 das 240 escolas contempladas vão funcionar em formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham.

Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Neste ano, 545 escolas da rede estadual manifestaram interesse em aderir ao PEI. Em 2021, outras escolas da rede terão prioridade na expansão do programa.

O investimento no ensino integral é previsto por metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer esta modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente.

Estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos.

Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) em relação aos estudantes das escolas regulares.

Seis escolas estaduais vão ter ensino integral em Sorocaba a partir de 2020

Seis escolas estaduais vão ter ensino integral em Sorocaba a partir de 2020

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!