Por Fernanda Rouvenat, RJ1


Escolas municipais estão começando a se adaptar para o retorno das aulas presenciais no dia 24 de fevereiro

Escolas municipais estão começando a se adaptar para o retorno das aulas presenciais no dia 24 de fevereiro

Escolas da rede municipal do Rio de Janeiro passaram por uma série de adaptações para a volta às aulas presenciais, marcada para o dia 24 de fevereiro.

Na Escola Municipal Pereira Passos, no Rio Comprido, Zona Norte da cidade, parte das carteiras está marcada com um "X" vermelho, mostrando que os estudantes não podem sentar ali. O objetivo é que eles mantenham a distância recomendada para evitar contaminações pela Covid-19.

As janelas das salas ficarão abertas.

"Estamos em um processo contínuo para que as escolas possam se adaptar ao nosso protocolo sanitário. Por exemplo, a própria Escola Pereira Passos é centenária, com todos os desafios de infraestrutura. E é possível implementar o protocolo através do espaçamento entre as carteiras, de disponibilização de álcool em gel nos corredores nas salas. E cada sala pode ter sua própria formatação", explicou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Segundo ele, as refeições serão preferencialmente nas salas de aula, mas o contexto de cada escola será respeitado.

O secretário também falou dos cuidados especiais que as direções de cada unidade deverão tomar na hora das refeições, quando os alunos removem as máscaras.

"A capacidade de alunos na escola deve estar de acordo com o protocolo sanitário. Desta forma, teremos a segurança alimentar, que é fundamental. Nossos estudantes não estão se alimentando bem, não estão tendo a proteção social que as escolas oferecem, com acolhimento socioemocional que precisam, em um ambiente controlado, como é o ambiente escolar, ter isso garantido", afirmou o secretário.

VÍDEOS: os mais assistidos do Rio nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!