Por Carolina Cattaneo, G1 RS


Reaplicação do Enem é realizada no RS e em outros estados do país — Foto: Divulgação

Estudantes que realizaram o primeiro dia de provas da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na terça-feira (23), no Rio Grande do Sul, relataram que as salas estavam com poucos candidatos e que foi tranquilo.

Nesta quarta (24), os participantes vão fazer o 2º dia do exame, que terá questões de matemática e ciências da natureza. Os portões abriram às 11h30 e vão fechar às 13h. As provas começam às 13h30.

Puderam pedir a reaplicação do Enem, candidatos que estavam com Covid no dia do exame, ou que tiveram problemas de logística, como as salas lotadas que impediram o distanciamento entre os participantes.

Kayane Vieira, de 18 anos, que pretende cursar ciência da computação, disse que na sala em que fez a prova na terça, no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS), só havia ela e mais dois candidatos.

"Na sala do lado da minha, só havia um menino. Fiquei sabendo que em outras escolas estavam bem vazias também. Foi bem tranquilo mesmo", afirma.

A situação é diferente do primeiro dia da prova regular, que ocorreu em janeiro, em que estudantes do RS não conseguiram realizar o exame porque as salas haviam excedido a capacidade máxima de pessoas.

"Nós chegamos ontem [terça] com medo de estarem lotadas de novo", comenta.

O estudante Dionathan Gabriel Cardoso da Silva, de 18 anos, disse que o mesmo ocorreu na escola em que ele realizou a prova, no Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, em Porto Alegre.

"Na sala que eu fiz, estava apenas eu e os aplicadores, mesmo sendo previsto 17 alunos na sala".

Dionathan pretende cursar medicina e conta que achou "a prova bem tranquila, muito lógica e racional".

Redação

O tema da redação da reaplicação do Enem 2020 foi 'a falta de empatia nas relações sociais no Brasil'. A informação foi divulgada nas redes sociais, durante a prova de terça, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

"Fiquei super feliz com o tema da redação. Consegui desenvolver bem, dava pra abordar muita coisa", disse Kayane ao G1.

O Inep não informou quantos candidatos estão realizando a prova no Rio Grande do Sul. Estão previstos também para ocorrer, nestes dois dias, os exames dos adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária do RS, 941 presos se inscreveram para realizar as provas, entre apenados dos regimes aberto e semiaberto.

Candidatos contam que foram impedidos de fazer a prova do enem por causa de salas lotadas

Candidatos contam que foram impedidos de fazer a prova do enem por causa de salas lotadas

Como será a reaplicação do Enem 2020

A estrutura do exame segue sendo a mesma do Enem tradicional: as perguntas são diferentes da aplicação regular, mas com o mesmo nível de dificuldade, segundo o governo. Isso é possível porque a prova é elaborada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

No primeiro dia, os candidatos responderam questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e fizeram a redação.

Para saber o local de prova, basta acessar a Página do Participante.

A prova será no formato impresso, mesmo para quem estava inscrito na versão digital.

O candidato deverá levar caneta preta de tubo transparente, documento de identificação com foto e máscaras de proteção, inclusive extras para a troca durante o exame.

O gabarito será divulgado na segunda-feira (1º). As notas individuais saem em 29 de março.

VÍDEOS: Saiba mais sobre o Enem

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!