Educação

Por Beatriz Castro, TV Globo


Escolas se preparam para retomar aulas presenciais em Pernambuco

Escolas se preparam para retomar aulas presenciais em Pernambuco

A instalação de pias e o espaçamento entre as cadeiras são algumas das medidas adotadas pelas escolas para a retomada das aulas presenciais em Pernambuco, que está autorizada a partir do dia 6 de outubro para alunos do 3º ano do ensino médio. Para receber os estudantes, escolas de todo o estado fazem ajustes para se adequar aos protocolos de prevenção à Covid-19 (veja vídeo acima).

As aulas foram suspensas no começo da pandemia do novo coronavírus, em março, como medida preventiva. Segundo Márcia Nogueira, diretora da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Sizenando Silveira, localizada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, o retorno às salas de aula era "urgente".

Pias para estudantes limparem as mãos foram instaladas em escolas de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

"Vai além do conteúdo. O conhecimento in loco, no chão da escola, vai além do conteúdo das disciplinas. Aqui, ele [o estudante] aprende a socialização. Aqui, ele aprende a viver com os outros, e isso faz parte também do ensinamento da escola", disse.

Entre as mais de 60 medidas do protocolo de segurança para a retomada das atividades presenciais nas escolas públicas, estão o distanciamento de 1,5 metro entre os alunos, professores e colaboradores e a instalação de pias para facilitar a higienização das mãos dos estudantes.

Espaçamento de 1,5 metro entre cadeiras nas salas de aulas foi implantado pelas escolas em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

"A gente está fazendo tudo com muito carinho, com muita organização, tudo está sendo feito conforme o protocolo estabelecido pelo governo estadual", afirmou a diretora.

De acordo com Fred Amâncio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, o retorno dos estudantes é opcional (veja vídeo abaixo). Caso ele tenha menos de 18 anos de idade, a decisão fica a cargo dos pais.

Secretário de Educação orienta sobre retorno das aulas presenciais e preparativos

Secretário de Educação orienta sobre retorno das aulas presenciais e preparativos

"Cada escola vai adaptar o seu horário de acordo com o quantitativo de estudantes e com o sistema de rodízio que está sendo criado para a escola, como redução na quantidade de estudantes por sala de aula", explicou.

O retorno das atividades presenciais nas escolas é escalonado, voltado, nessa primeira fase, apenas para o ensino médio. No dia 13 de outubro, voltam às salas de aula os estudantes do 2º ano e, em 20 de outubro, os alunos do 1º ano, de cursos técnicos e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (23), 667 casos da Covid-19 em Pernambuco. Com o acréscimo, o número total de infectados no estado subiu para 143.165. Também foram confirmadas 30 mortes, totalizando 8.055 óbitos ocasionados pelo novo coronavírus. Os números são atualizados desde março, quando começou a pandemia.

VÍDEOS: 'Agora é Assim?' Que mudanças a pandemia vai deixar

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!