Por COC Sorocaba


— Foto: Divulgação/COC Sorocaba

A fase do Ensino Fundamental 1 é um momento em que as crianças e pré-adolescentes estão com muita energia, curiosidade e disponibilidade para aprender. E que tal já começar nessa fase a oferecer uma gama diversificada de conhecimentos e atividades para que os alunos tenham a oportunidade de descobrir e desenvolver habilidades que vão muito além das disciplinas tradicionais da grade curricular? Pensando no processo educativo de maneira mais plural e abrangente, o COC Sorocaba tem como tradição oferecer anualmente cursos extras específicos para essa faixa etária.

E neste ano, além dos clássicos cursos de xadrez, dama, teatro e coral, o colégio também adicionou duas novidades aos interessados: o curso de artes circenses e o Bloco COC, onde os alunos vão aprender sobre instrumentos de percussão com o grupo Krucatá.

“É muito legal ver na escola crianças com instrumentos musicais, cantando, treinando técnicas circenses ou ensaiando um esquete teatral. Isso deixa o ambiente escolar muito mais alegre, rico e diversificado, transformando a escola em um espaço para que os múltiplos talentos possam vir à tona e se aprimorar”, comenta o diretor Raul Mascarenhas Fonseca.

Um dos destaques nos cursos extras - que são oferecidos gratuitamente ou com a cobrança de um valor simbólico - são as apresentações artísticas no final do ano, quando os familiares e amigos são convidados a conhecer parte dos resultados do processo de aprendizagem na Sala Fundec, um dos espaços culturais mais prestigiados da cidade.

Mas vale salientar que, além do lado cultural, as atividades extras abrangem também treinos esportivos, clubes de matemática e astronomia, pois a ideia é mesmo essa: explorar a diversidade de conhecimentos. “A ideia não é apenas que o aluno busque uma atividade que já tenha familiaridade ou habilidade, mas também que se permita desenvolver uma nova competência”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental, Priscila Lima.

Os cursos extras são oferecidos gratuitamente ou com a cobrança de um valor simbólico — Foto: Divulgação/COC Sorocaba

Para ela, as aulas também são um espaço para apurar a criatividade, aprender a trabalhar em equipe e incentivar a disciplina. “E tudo isso, que é desenvolvido a partir da ludicidade, reflete de maneira muito positiva no processo pedagógico, influenciando também numa melhor fruição das aulas da grade curricular tradicional”, pontua Priscila.

O aluno Enzo Pandori, que realiza atualmente quatro cursos extras no colégio (xadrez, coral, circo e o Bloco COC), percebe que as atividades refletem em sua rotina escolar de maneira muito positiva. Segundo ele, é possível verificar que houve melhora até em matemática por causa do xadrez. “Agora eu olho a conta e já sei a resposta”, conta o menino, destacando que sua aula preferida é a de circo. “A gente aprende um monte de truques legais”, diz.

Despertando talentos

Foi durante a pandemia, com pouco contato social e mais tempo livre, que Lucca Racco Dutra Motta resolveu aprender xadrez com o pai. “Daí, eu comecei a assistir uns vídeos, estudar, levar mais a sério”, conta o garoto de 12 anos.

Logo em seguida a essa descoberta do xadrez, foi reaberto o curso oferecido pelo COC Sorocaba e que tinha sido temporariamente suspenso devido à pandemia. E, é claro, Lucca se inscreveu e logo começou a fazer as aulas. Foi preciso pouco tempo para que o professor Sérgio Ricardo Prosdoskimi percebesse que ali estava um grande talento dessa modalidade esportiva.

“O professor o incentiva muito. Por isso, devo destacar que o primeiro acerto do COC nos cursos extras está na escolha dos profissionais que vão ministrar as aulas”, ressalta Paula Tadeu Dutra da Silva, mãe de Lucca, que também participa de treinos esportivos no colégio.

Com a prática do xadrez, os alunos perceberam uma mudança muito positiva na rotina escolar — Foto: Divulgação/COC Sorocaba

No final do ano passado, Lucca se inscreveu na 87ª edição do Circuito Solidário do Xadrez, que ocorreu em Mogi Guaçu contando com a participação de cerca 150 jogadores de variadas idades e de diversas localidades do país. Lucca fez muito bonito no tabuleiro e foi consagrado com o 1º lugar na categoria Sub 12.

Paula também percebe que o xadrez tem refletido de maneira muito positiva na vida do filho. “O xadrez ampliou a capacidade lógica dele e ele mesmo notou isso. Um dia, me disse que percebia que estava com mais facilidade em matemática.”

A mãe ressalta ainda a facilidade que é para os pais o fato de o colégio oferecer diversas opções de curso extra, o que permite que o aluno possa fazer atividades na própria escola, sem ter que procurar outros espaços na cidade. “Estou super satisfeita com o COC”, acrescenta.

COC Sorocaba

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!