Por Lívia Torres, RJ 1


Prédio onde deveria funcionar um Centro Vocacional Tecnológico está pronto há 5 anos

Prédio onde deveria funcionar um Centro Vocacional Tecnológico está pronto há 5 anos

Moradores da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, denunciam o abandono de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) há mais de 5 anos.

A Escola Técnica custou em torno de R$ 3,2 milhões e tem capacidade para atender mil alunos por ano, mas foi inaugurada a portas fechadas em 2014 e nunca funcionou.

Mesmo sem receber alunos, o CVT Vila Kennedy tem uma página em rede social. A última publicação, de fevereiro deste ano, fala sobre reabertura de Faetecs com a expectativa de inauguração de 6 unidades.

O texto diz que a unidade da Vila Kennedy será bem estruturada e que o governador Wilson Witzel pretende oferecer novos cursos para os jovens da região.

Três meses depois, no entanto, o secretário municipal de Educação declarou que assumiria o prédio do CVT - normalmente administrado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia - e a agregaria a unidade à rede de escolas estaduais de Ensino Médio com cursos profissionalizantes.

Com a decisão, o prédio só deve funcionar a partir de 2020.

A Secretaria Estadual de Educação diz que o prédio foi construído em um terreno da prefeitura e que o Estado precisa da autorização do município para fazer as obras de adequação, já que o local não tem um refeitório.

Além disso, afirma que espera, há três meses, por uma resposta da Prefeitura do Rio.

Já a prefeitura afirma que o processo está em andamento, mas não definiu uma data para conclusão.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!