Escola de Cedro suspende aula após transferência de presos para cadeia próxima

Escola de Cedro suspende aula após transferência de presos para cadeia próxima

Uma escola do município de Cedro, no interior do Ceará, suspendeu há quatro dias as aulas depois da transferência de presidiários para a cadeia do município, que fica ao lado da unidade de educação. Professores, pais e alunos da Escola Municipal Francisca Cavalcante temem pela segurança.

Conforme a Secretaria de Educação de Cedro, a Escola Municipal Francisca Cavalcante deve voltar a funcionar "em breve", mas em outro endereço.

Segundo a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), cerca de 50 presos foram transferidos de cadeias de algumas cidades da Região para a unidade de Cedro. A transferência pegou não apenas os moradores de surpresa, mas também os familiares dos detentos.

A mulher de um preso que não quer se identificar conta que mora em outro município e que há três dias não tem notícias do marido. "Tem muita família sofrendo, eu sou de uma das famílias que está sofrendo" diz.

Cadeias desativadas

Em nota, a Sejus explica que a transferência dos presos se deu por conta da desativação das cadeias públicas de Ipaumirim, Orós, Lavras da Mangabeira e Jucás. Os internos dessas cadeias foram transferidos para a de Cedro e outras unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

Com a desativação das cadeias e a transferência dos detentos, o número de agentes prisionais da cadeia de Cedro aumentou, segundo a Sejus. De acordo com a Secretaria, a medida teve como objetivo "otimizar o trabalho nas unidades prisionais e reforçar a segurança".

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?