Por Victor Vidigal, G1 AP — Macapá


Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, na Zona Norte de Macapá — Foto: Dyepeson Martins/Arquivo G1

O filho da dona de casa Raimunda Barbosa, de 50 anos, começou a estudar o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, no bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá, no inicio do ano letivo de 2019.

Pensando em já começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele teve uma surpresa nada agradável ao iniciar o ano letivo sem aulas das disciplinas sociologia e física, deficiência que permanece até hoje.

A justificativa, dada à mãe do aluno pela direção da escola em reunião pedagógica no sábado (18), foi que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) não estaria cumprindo o envio de professores para a unidade. A situação deixa Raimunda apreensiva com o futuro do filho no Enem.

"Ele está na série inicial do ensino médio, sem essas aulas todos os alunos vão ficar com essa lacuna na educação. Quando for para o Enem vai ter dificuldade. Tenho certeza que quando eles colocarem um professor vai ser uma semana para se cumprir o semestre todo", disse.

A mãe pensa em trocar o filho de escola, mas não acredita que outra instituição aceite um aluno com pendências em duas disciplinas. Para ela, o problema representa o descaso com a educação.

"É um absurdo uma secretaria não saber o quantitativo de professores que eles precisam para o ano letivo. Os alunos continuam semianalfabetos. Vão sair do ensino médio sem ter aprendido nada", argumentou a mãe, com revolta.

A Seed informou, por meio de nota, que está buscando realocar professores na unidade com carência a partir do monitoramento de profissionais excedentes em outras escolas.

A secretaria também disse que pretende fazer a reorganização da rede escolar, para que o problema seja resolvido ainda este mês.

"A Seed está realizando, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), a reorganização da rede escolar, corrigindo as quantidades de turmas, alunos, professores e carga horária por escola. Esta ação possibilitará o encaminhamento de professores ociosos para escolas que possuem ausências. Ainda este mês essa carência deve ser sanada", detalhou a Seed.

Para ler mais notícias do estado, acesse o G1 Amapá.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!