Por Gabriel Gonçalves, G1 BA


Estudantes do Colégio Anísio Teixeira homenageiam Raul Seixas em evento

Estudantes do Colégio Anísio Teixeira homenageiam Raul Seixas em evento

Alunos e professores do Colégio Anísio Teixeira, que fica no bairro da Caixa D'Água, em Salvador, realizaram um evento na noite da última sexta-feira (5), homenageando o cantor baiano Raul Seixas. Na apresentação, batizada de "Colégio Anísio Teixeira canta Raul Seixas", os alunos cantaram e tocaram canções de Raul, enquanto integrantes da oficina de teatro da escola fizeram intervenções entre as canções, contando a história de vida de Raul e explicando as canções.

O evento foi o ato final de um projeto idealizado pelo psicólogo Adson Brito do Velho, professor do Colégio Anísio Teixeira, para incentivar alunos entre 16 e 17 anos a se dedicarem aos estudos.

"Eu percebi que os alunos estavam demonstrando desinteresse pelos estudos. O nível de evasão estava alto, eles demonstravam pouca responsabilidade. Então resolvi fazer uma oficina de teatro sobre Raul, trabalhando a questão da responsabilidade social, respeito ao próximo, bullying, etc", conta Adson.

Segundo o professor, a ideia deu certo. "Os alunos começaram a demonstrar mais interesse, responsabilidade, respeito pelas diferenças. Outros professores disseram que alguns alunos, que eram mais tímidos, passaram a se expressar melhor", diz Adson.

Pais e convidados encheram o teatro da escola — Foto: Luis Carlos Silva Lima/Arquivo pessoal

A professora Verônica Lisboa, diretora da escola, confirma os resultados. "Uma das coisas mais importantes foi a redução da evasão escolar. A gente percebeu que os meninos que vão para a oficina concluem o ensino médio. Outra questão é a disciplina. São meninos colaborativos, com quem podemos contar para tudo na escola", afirma.

O professor Adson conta que, inicialmente, apresentou Raul aos alunos e pediu que eles fizessem pesquisas sobre a vida do mais importante rockeiro baiano. A partir de fatos da vida e das músicas do artista, eles promoveram discussões. Ele disse que, inclusive, os problemas que Raul teve com o alcoolismo ganharam destaque nas conversas.

"Trabalhamos a questão das drogas e do álcool, mas não culpando ou condenando ninguém. A gente discute os perigos do vício, os motivos que levam a pessoa a se viciar", diz o professor.

Carlos Eládio, ex-guitarrista da banda Raulzito e os Panteras, esteve presente no evento — Foto: Luis Carlos Silva Lima/Arquivo pessoal

Todo esse trabaho culminou na apresentação da última sexta. Com pais e professores atentos na plateia, os alunos cantaram e contaram Raul Seixas. Eles ainda tiveram uma surpresa: quem marcou presença no evento foi Carlos Eládio, guitarrista da primeira banda de Raul, chamada de Raulzito e os Panteras.

Eládio subiu ao palco, contou histórias da vida do amigo famoso e destacou a importância da inclusão da arte no processo educacional. Como era esperado, ele também deu uma canjinha no show.

O professor Adson já adiantou que o fim do evento não quer dizer o fim do projeto. Ele já está planejando os próximos temas para pesquisa. "Estão na lista nomes como Renato Russo, Cazuza, Gil e Caetano", diz, explicando que o contato com outro tipo de música também é importante para os alunos. "Um dos objetivos do projeto também é aproximar essa geração dos artistas mais antigos, com quem eles não têm tanto contato", afirma.

Alunos cantaram as músicas e contaram sobre a vida de Raul Seixas — Foto: Luis Carlos Silva Lima/Arquivo pessoal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1