Por Valdir Almeida, G1 CE

Alunos, educadores e coordenadores da Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe, litoral Leste do Ceará, vivenciaram uma nova experiência educacional que vai além das salas de aula. A escola da rede pública municipal foi escolhida pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) para participar do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Além de Beberibe, o método de educação proposto pelo IBS também chega neste ano aos municípios de Pindoretama e Cascavel. O programa já havia sido implementado em escolas da rede pública de Tamboril e Crateús, no interior do estado. Com o slogan “Juntos Construímos”, o IBS se instala com nova sede no Ceará, trazendo a proposta de promover transformação social e sustentável por meio da educação.

Nos últimos três dias, terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6), alunos do Ensino Fundamental e Médio de Beberibe participaram de palestras, oficinas e seminários nas áreas de Incentivo à Leitura, Educomunicação, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Saúde e Empreendedorismo.

As atividades realizadas foram das salas de aula envolvem toda a comunidade escolar e estão incluídas no cotidiano dos estudantes. Na área de Educomunicação, os estudantes participaram de oficinas de fotografia, rádio escolar e formação musical.

Nas áreas de Incentivo à Leitura, foram ministradas oficinas e palestras sobre organização de biblioteca e sustentabilidade. Os participantes também vivenciaram atividades lúdicas que podem ser usadas na educação escolar, como teatro de sombras, desenho e pintura, esportes e produção de instrumentos.

Segundo Luis Eduardo Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz foi escolhida para ser um modelo a ser seguido por outras instituições educacionais da região. A partir de agora, com os projetos implantados no PDE, a escola poderá proporcionar uma educação continuada com atividades voltadas para o cotidiano da comunidade escolar.

"Os alunos ficam maravilhados com o projeto dentro da escola, porque tudo que a gente fala está dentro de um contexto pedagógico que é aplicado de uma maneira totalmente nova. É como se eles estivessem aprendendo em uma 'escola dos sonhos', onde o educador é um amigo e isso contribui para um projeto de cidadania", comentou.

O objetivo do programa, conforme Luis Salvatore, é formar uma rede de multiplicadores, que poderão repassar os ensinamentos adquiridos a todos que têm envolvimento na vida da escola. Salvatore diz que o ideal é incluir as ações do PDE no plano político pedagógico escolar.

"São conhecimentos que, independentes das escolhas pessoais dos alunos, vão ser levadas para toda a vida. Não é fácil formar educadores comprometidos para virar uma rede de educação. É um profissionalismo amplo. O que a gente deseja é que o conhecimento seja incorporado no currículo escolar".

Além da capacitação e formação, a escola-modelo recebe ainda apoio de estrutura material para potencializar as ações do projeto. A unidade receberá uma biblioteca que conta com um acervo de mais de 500 livros literários, prateleiras, espaços ambientais e uma rádio completa com equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, rebatedores e tripés para produção de material audiovisual.

Segundo o presidente do IBS, os programas são estabelecidos inicialmente em âmbito municipal, favorecendo um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, e logo desenvolve-se um processo de multiplicação no território, atingindo municípios vizinhos.

“Por meio do PDE, temos acompanhado resultados comprovados de curto, médio e longo prazo, incluindo aumentos de frequência escolar e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional. A ideia é que seja um processo efetivo de multiplicação, que as redes de ensino entendam a importância dessas ações e continue perpetuando e aprimorando essas atividades dentro das escolas locais”, pontou Luis Salvatore.

Sobre o IBS

O Instituto Brasil Solidário é uma organização da sociedade civil que tem mais de 10 anos de atuação. O IBS trabalha para ampliar as oportunidades de desenvolvimento local por meio de educadores, crianças e jovens, através da educação pública de qualidade.

Em mais de 10 anos de atuação, o IBS já atuou em mais de 20 estados brasileiros. Em uma de suas principais frentes, que é o incentivo à leitura, o instituto já ampliou ou construiu mais de 249 bibliotecas. Mais de 765 mil livros foram distribuidos para alunos de mais de 169 municípios.

No Ceará, o IBS instalou uma nova sede no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, e já desenvolve atividades nas cidades de Tamboril e Crateús. “No Ceará, todas as escolas que trabalhamos com o PDE foram reconhecidos pelo Escola Nota 10, em alguns casos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alavancou até 30% a mais”, ressaltou o presidente do IBS, Luis Salvatore.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?