Por Hosana Morais, G1 RO


Banheiros da escola João Bento da Costa estão em obras em Porto Velho — Foto: Hosana Morais/G1

Cerca de dois mil alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa ainda não iniciaram o ano letivo de 2018 devido uma reforma na instituição. Apenas os estudantes do 3° ano começaram as aulas normalmente, enquanto os do 1º e 2º ainda não. A vice-diretora da escola, Lady Fanne, explicou ao G1 o motivo de apenas 640 alunos estarem estudando.

A reforma na escola iniciou em dezembro de 2017 e por conta disso, as aulas foram adiadas para algumas turmas. Apenas os alunos do Projeto Terceirão iniciaram o ano letivo de 2018 em fevereiro.

Conforme Lady, a instituição foi contemplada com a reforma após ganharem o prêmio 'Gestão Escolar 2017', que foi conquistado com a apresentação do Projeto Terceirão. Por conta disso, as salas do projeto foram as primeiras a serem entregues.

Escola João Bento da Costa recebeu piso tátil em reforma em Porto Velho — Foto: Hosana Morais/G1

"Nós ganhamos em 2017 o prêmio gestão escolar e fomos contemplados com a obra. (...) Ao invés de iniciarmos [as aulas] dia 5 de fevereiro iniciamos dia 19 com as salas dos terceiros anos. (...) Nada mais justo [priorizar as classes do terceiro ano], pois nós ganhamos o prêmio em prol do projeto terceirão", explicou.

A vice-diretora disse ainda que a escola possui hoje 1.300 alunos pela parte da manhã, 1.190 a tarde e mais de 800 a noite. "Tirando 600 e poucos alunos do projeto temos a quantidade sem aula", disse.

Uma publicação na página da escola foi feita no dia 14 de fevereiro, informando que as aulas seriam inciadas dia 19 do mesmo mês apenas para o terceiro ano.

Escola informar por meio de rede social que aulas para o terceiro ano iniciam dia 19 de fevereiro — Foto: Reprodução/Facebook

Sobre os cerca de 2 mil alunos que ainda estão sem aula, Lady afirma que o adiamento foi devido a reforma pois apenas os banheiros do térreo estão funcionando.

"Somente os primeiro e segundo anos não estão com aula pelo fato da quantidade [de banheiros]. Eu teria que ter organizado todos os banheiros do primeiro piso e do segundo piso. Até o momento estão funcionando os banheiros do térreo", informou. Lady complementou ainda que até o dia 26 os banheiros devem ser entregues para que as aulas sejam iniciadas.

O motivo dos alunos que estão sem aula não terem sido realocados foi a logística."Se você me disser se existe um local aqui em Porto Velho que tenham quatro salas de aulas que comportam 120 alunos e mais o restante dos alunos, nós realocaríamos. É uma questão de logística. Já foram pensados várias hipóteses, mas infelizmente é uma realidade", afirma a profissional de educação.

Salas da escola João Bento da Costa receberam portas de vidro em Porto Velho — Foto: Hosana Morais/G1

Para que os alunos não sejam prejudicados, Fanne informou que as aulas serão repostas no sexto tempo de aula além de sábados letivos. "Haverá reposição, então eles não estarão sendo prejudicados, pelo menos quanto a isso está tudo combinado com os professores", declara.

Conforme a vice-diretora, os alunos foram informados no dia 8 de março que as aulas iniciaram apenas dia 26. Os estudantes compareceram a escola e participaram de uma reunião.

"Fiz uma reunião com o conselho escolar e junto com o conselho de professores. Levei os alunos para quadra e informei nos três turnos (...) Então foi muito tranquilo, todo mundo aderiu, houve a compreensão. Então enviamos comunicados para os pais informando a situação, que depois vamos repor as aulas", disse.

Estudantes

Antigo telhado da Escola João Bento da Costa foi retirado por conta da obra — Foto: Hosana Morais/G1

O estudante de 16 anos Kesley Gabriel Gomes acredita que as férias serão encurtadas por conta do atraso do período letivo e teme que o adiamento possa afetar o ensino a longo prazo. "As férias vão encurtar e vamos estudar agora todos os sábados até o mês de novembro, se não me engano. E eu acho que os professores vão querer sim correr com os conteúdos. Ou seja, vai prejudicar sim, muito", disse o adolescente.

Já para Maria Eduarda, que cursará o segundo ano do ensino médio na escola, além do adiamento das aulas, outros fatores podem prejudicar a aprendizagem.

"Eles [a escola] já explicaram que vamos ter aulas aos sábados e que teremos o 6º tempo. Mas este ano tem Copa do Mundo e eleições. Alguns professores podem apressar com o conteúdo e nos deixar faltando algumas coisas", disse a estudante de 16 anos.

Bilhete informando sobre o adiamento das aulas foi entregue aos alunos — Foto: Kesley Gabriel Gomes/Arquivo Pessoal

Em nota, o Governo do Estado informou que a escola recebeu uma reforma que contempla a manutenção, substituição de peças e acessórios; reforma geral dos banheiros; implantação de acessibilidade; implantação de um novo sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico; implantação de sistema de proteção de descargas atmosféricas; adequação de banheiros e vestiários do parque aquático; além da quadra poliesportiva.

A equipe do G1 conversou com a assessoria da Secretaria Estadual de Rondônia (Seduc), que informou que as obras da escola não estão atrasadas e que o recurso foi liberado no final do ano. A assessoria declarou ainda que as aulas iniciam na segunda-feira (19) e que a engenheira de obras liberará a instituição para iniciar as aulas. O valor da obra não foi informado.

Parte dos alunos da Escola Estadual João Bento da Costa estão sem aulas em Porto Velho — Foto: Hosana Morais/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?