Por Anglo Jacareí

Mesmo em meio a um novo cenário educacional, construído sob os efeitos da pandemia da Covid-19, o Colégio Anglo Ensino Médio de Jacareí está caminhando a passos firmes rumo ao futuro, adaptando seu sistema de ensino à proposta da nova reforma do ensino médio pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), cuja base curricular foi reestruturada da seguinte forma: Formação Geral e Itinerários Formativos.

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

O objetivo desta matéria – além de salientar que a escola, mesmo localizada no interior de São Paulo, já se antevê às mudanças indicadas pelo MEC – é apresentar os desafios que tais mudanças ocasionarão e como que essa nova estruturação irá modificar o sistema de ensino do país.

Com os novos itinerários formativos, o aluno será cada vez mais protagonista dos seus estudos. Essa proposta visa à participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e garante um acompanhamento pleno para esta nova geração, a qual está acostumada a ter opções de escolhas e a escolher o que deseja de maneira imediata.

O Material do Colégio Anglo foi organizado em quatros componentes:

-Formação geral: conteúdos essenciais distribuídos em 1ª, 2ª e 3ª séries.

-Estudos avançados: ampliação da carga horária e complementação dos conceitos estudados nas disciplinas de física, química, biologia, história e geografia.

-Itinerários formativos: trilhas de aprofundamento em todas as áreas do conhecimento. Serão cursos semestrais que poderão agrupar alunos de diferentes séries em uma turma.

-Cursos eletivos: trabalho multisseriado em filosofia, sociologia, educação financeira, projeto de vida e debates contemporâneos.

O novo currículo do Ensino Médio a partir de 2021 é formado por 3.150 horas, distribuídas em três anos. Até o ano de 2020, o mínimo era de 2.400 horas.

No Estado de São Paulo, 1.800 horas serão destinadas à formação básica do Ensino Médio e 1.350, aos itinerários formativos que contribuirão para a composição do currículo do aluno, que terá autonomia para decidir em quais áreas pretende se especializar de acordo com seu perfil pessoal e objetivos profissionais.

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

Dessa maneira, será oportunizada ao estudante do Ensino Médio a capacitação em até duas áreas do conhecimento geral ou especifico técnico ou profissional. As novas diretrizes, implantadas na Lei que estabeleceu a reforma do Novo Ensino Médio, foram aprovadas em 2017 e definem que as escolas devem oferecer os itinerários formativos aos estudantes que quiserem se aprofundar em determinada área. Mediante esta determinação, o aluno deve cumprir 40% do currículo desenvolvendo projetos nas áreas de intervenção sociocultural, empreendedorismo e investigação científica e 60%, dedicando-se à formação básica.

As escolas terão até 2024 para se adequarem e implementarem o Novo Ensino Médio; entretanto, o Anglo Jacareí já se antecipou e iniciará um novo capítulo da história da educação a partir de 2021.

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

Anglo Jacareí — Foto: Anglo Jacareí

Informação de contato: (12) .98164-5969

Anglo Jacareí

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!