Extra

Escola Municipal em Ramos pede por mais segurança depois de ser invadida por assaltante com facão

Hoje de manhã, por volta das 7h, alunos, responsáveis e funcionários da Escola Municipal Padre Manuel da Nóbrega, em Ramos, Zona Norte da cidade, se reuniram para preencher um abaixo-assinado reivindicando mais segurança para o local. Na quarta-feira passada, dia 22, no mesmo horário, a escola foi invadida por um assaltante armado com um facão.

Sob a desculpa de que pretendia fazer a matrícula dos filhos e apresentando duas certidões de nascimento, o criminoso fez três funcionárias reféns. Ele levou alianças, celulares e dinheiro do trio e ao sair, ainda roubou o carro da responsável de um aluno. Uma das funcionárias passou mal e foi levada para a UPA do Alemão, próxima à região.

O caso foi registrado na 21º DP de Bonsucesso e segue sob investigação. Hoje, por volta de 13h, duas alunas também foram assaltadas em frente à escola. Dois homens em uma moto ameaçaram as jovens a entregarem os celulares.

A mobilização do abaixo-assinado para pedir por mais segurança foi realizada por três ex-alunos. Luciano Daniel dos Santos, Camila Henrique e Wendel Santos conseguiram recolher 500 assinaturas e pretendem fazer na quinta-feira um ato em frente à instituição. Segundo Luciano, há também o receio de que o mesmo episódio se repita em outras três escolas que ficam próximas à Manuel Nóbrega.

— As assinaturas são uma tentativa de mostrar o medo que temos pela onda de violência que estamos vivendo aqui. Dessa vez não houve uma consequência mais grave, mas não podemos esperar que algo pior aconteça.

Adriana Monteiro, mãe dos alunos Thomaz e Cauã Monteiro, do 2º e 5º ano, afirmou que as crianças têm relatado estar com medo de ir à escola depois dos episódios de violência. Cauã, de 11 anos, foi uma das crianças que presenciou o assalto que ocorreu hoje. Adriana afirmou que teme pela segurança de toda a comunidade escolar.

—Aproveitam o tumulto de saída e entrada de crianças para cometer crimes, é absurdo. Me preocupo não só com meus filhos, mas com todos que passam por ali. Ninguém pode garantir como vai ser daqui pra frente. Precisamos de mais segurança pra ontem.

A direção da escola tem orientado que os responsáveis evitem deixar os alunos sozinhos na chegada ou saída das aulas e afirmou que já fez o pedido de reforço de segurança no local.

A Secretaria Municipal de Educação afirmou estar ciente do caso e informou que a escola tem prioridade de atendimento pela Ronda Escolar realizada pelo 16º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a 4º Coordenadoria Regional de Educação.