Por Danielle Oliveira*, G1 GO


Escola pública é alvo de arrastão, em Aparecida de Goiânia

Escola pública é alvo de arrastão, em Aparecida de Goiânia

Pais e funcionários estão assustados com a falta de segurança na Escola Municipal Valdir Gonçalves Aguiais, no Setor Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. A unidade foi alvo de um arrastão na manhã desta quinta-feira (18), quando alunos e professores foram ameaçados e ficaram sob a mira de armas.

Funcionários, que não quiseram se identificar, contaram à TV Anhanguera que os criminosos agiram com violência e recolheram diversos pertences. Segundo eles, ninguém conseguiu perceber a movimentação dos assaltantes.

"Alguns pularam o muro, outros entraram pelo portão. Ali não adianta nada, se a gente tiver no portão, também pode acontecer, porque a gente não sabe quem é quem, não é verdade? Um deles estava na secretaria. Chegou, sentou, e a gente pensou que ia conversar com a diretora. Todo mundo pensou. Quando vimos, ele estava assaltando todo mundo”, disse a funcionária.

Outra servidora disse que, após o ocorrido, todos na escola estão muito abalados e com muito medo. Ela lembra que, quando os criminosos chegaram, as crianças ficaram aterrorizadas. “Passaram [momentos terríveis]. Uma menina passou mal, desmaiou, fiou muito apavorada”, disse.

O pai de uma das alunas lamentou a ação dos bandidos. “Eles entraram nas salas de aulas, roubaram a bolsa da diretora, com tablet, celular. Fizeram reféns as alunas, no banheiro feminino. Uma série de maldade que eles fizeram", disse o pai.

Escola Municipal Valdir Gonçalves Aguiais foi avlo de arrastão, em Aparecida de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Insegurança

Em maio, a TV Anhanguera fez uma reportagem na escola, porque, segundo os pais de alunos, quando eles chegavam para deixar os filhos, tinham pessoas pulando o muro para usar drogas dentro da unidade. Na ocasião, a Guarda Civil Metropolitana de Aparecida de Goiânia se comprometeu em melhorar a segurança da escola. No entanto, conforme os próprios pais relatam, isso nunca foi feito.

“Não tem [segurança]. Eu, por mim, eu falei que eu prefiro ter meus filhos guardados dentro de casa, porque dentro da escola não tem segurança nenhuma. Eu estou pensando em tirar meus filhos da escola, porque aqui não tem segurança”, disse uma mãe revoltada.

Após o arrastão, a GCM disse que irá fazer um trabalho mais ostensivo na escola e que irá melhorar a segurança.

Já a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia destacou, em nota enviada ao G1, que disse que “todas as imagens do circuito interno de segurança da Escola Municipal Valdir Gonçalves Aguiais, no Jardim Tiradentes, foram repassadas para a Polícia Militar e aguarda agora as investigações dos órgãos de segurança”.

Ainda conforme a secretaria, para tentar coibir novos atos criminosos, um sistema de alarme e videomonitoramento foi implantado no local.

* Danielle Oliveira é integrante do programa de estágio entre a TV Anhanguera e Faculdades Alfa, sob orientação de Elisângela Nascimento.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1