Rio

Escola Municipal Daniel Piza se destaca em Educação Física

Localizado em Acari, colégio onde menina foi baleada teve IDEB abaixo da meta estabelecida pelo MEC, mas venceu torneios esportivos
Alunos assistem a atividade na quadra esportiva da Escola Municipal Daniel Piza Foto: Reprodução
Alunos assistem a atividade na quadra esportiva da Escola Municipal Daniel Piza Foto: Reprodução

RIO - A  Escola Municipal Jornalista Daniel Piza fica em Acari, próximo do Complexo da Pedreira e do Chapadão, região que registra o sexto pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) do Rio, segundo dados do portal Geo Rio, da prefeitura: 0,443 é o número. Quando foi criado, em 4 de julho de 2012, uma quarta-feira, o colégio tinha como endereço Rua Projetada s/nº. O nome da rua era como o de muitas outras em comunidades cariocas, mas a proposta para a unidade batizada em homenagem ao jornalista e escritor Daniel Piza, morto precocemente aos 41 anos vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), era ambiciosa: ser uma escola relevante numa área de extrema pobreza, mergulhada em conflitos violentos.  Construída numa região ocupada por quilombos no passado, foi erguida com arquitetura arrojada, 13 salas de aula, laboratório de ciências e de informática, auditório, quadra poliesportiva coberta e um amplo refeitório para atender cerca de 600 alunos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Na quadra poliesportiva da Daniel Piza Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, morreu na última quinta-feira, vítima de quatro tiros quando ia até o bebedouro.

Desde sua criação, a escola ganhou endereço com nome e sobrenome - Professora Sá Lessa -, mas aquele projeto ambicioso do começo de tudo teve muitas vezes a violência atravessando seu caminho. Em apenas um ano, entre 2014 a 2015, as aulas foram suspensas 31 vezes por falta de segurança para professores e alunos. O reflexo disso também pode ser medido em números que saem das estatísticas de segurança pública e chegam na esfera da educação. O último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais do ensino fundamental da escola, medido em 2015, foi 3.9, abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para a unidade, de 4,1. Em 2013 - a medição é feita a cada dois anos - o IDEB também foi 3.9. Para efeito de comparação, o melhor Ideb em 2015 (entre as escolas municipais) foi a Escola Municipal Ary Barroso, em Cordovil, que registrou 6.8. O mais baixo, o da Jornalista Assis Chateaubriand, em Vila Isabel, 2.0. O que chama a anteção na Daniel Piza, no entanto, é a estagnação do índice.

Alunos aprendem a fazer filtro de garrafa PET em aula no laboratório da escola Foto: Reprodução
Alunos aprendem a fazer filtro de garrafa PET em aula no laboratório da escola Foto: Reprodução

O esporte é um desvio na dura realidade cotidiana do colégio. E a Educação Física é a menina dos olhos da Daniel Piza. No ano passado, o projeto Atletas Cidadãos encheu os olhos de meninos e meninas da escola, muitos deles com histórico de indisciplina e baixa frequência. Várias modalidades são praticadas, vôlei, handebol, basquete, futebol - Maria Eduarda jogava basquete. No ano passado, segundo relato de um professor da escola no Facebook, a unidade foi a melhor de sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ganhando nove medalhas nas dez modalidades que disputou.

VISITAS A MUSEUS E PLANTIO DE ÁRVORES

A Daniel Piza tem um blog. Nele, vários posts dão conta de uma agenda intensa e rica em programação com os alunos. Além dos torneios esportivos, há fotos e descrições de visitas à Ilha Fiscal, ao Museu de Arte do Rio (MAR), ao centro de tratamento da Cedae, à Quinta da Boa Vista. Nas dependências do prédio, o laboratório serve de espaço para experiências, como a construção de filtros com garrafas PET para estudar as diferentes doenças que são transmitidas pela água contaminada e os métodos de purificação. Em outra atividade, os alunos  participaram do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica "para promover o sombreamento e o embelezamento da área interna da escola e de seu entorno''. Além de preservação do meio ambiente, discussões sobre questão de gênero e cultura do estupro já entraram em pauta nas aulas de História e de Ciências.

Em 2013,  participou do concurso de redação promovido pelo portal Rio Educa da Secretaria municipal de Educação, em homenagem ao 448º do Rio. O texto "O encanto desta cidade é meu'', da aluna Paloma dos Santos, foi selecionado para representar a escola na disputa: "Eu não posso ser carioca, pois sou pernambucana, mas o pouco tempo que estou no Rio de Janeiro percebi que esta cidade é muito linda, tem belas paisagens e muitas praias fantásticas, eu queria ser carioca. E eu sou muito feliz porque toda minha família veio morar nessa cidade grande.E ainda mais, as ruas do Rio de Janeiro, estão tendo obras, eu tenho muito orgulho de meu pai estar trabalhando nas obras para reformar essa cidade linda e bela. Meus primos nasceram aqui e eu tenho muito orgulho de morar com todos os cariocas, este povo trabalhador.Ei que alegria até dá vontade de chorar, eu vou morar no Rio de Janeiro até os últimos dos meus dias, e eu tenho fé que até lá eu vou ser muito feliz.''

*Colaborou Paula Ferreira