Por MGTV


Professores e alunos avaliam novo sistema de ensino médio que será implantado a partir de agosto — Foto: Reprodução/TV Integração

A Escola Estadual Lauro Fontoura em Uberaba é uma das 44 instituições em Minas Gerais a integrar uma espécie de projeto piloto do novo sistema de ensino médio integral. A partir do próximo semestre, cerca de 70 estudantes do 1º ano terão acesso ao novo sistema. “Houve uma consulta aos profissionais da educação da escola, pais e alunos para saberemos exatamente como seria recebida esta proposta”, disse Marilda Ribeiro, superintendente regional de ensino.

Escola estadual de Uberaba implanta projeto piloto do novo Ensino Médio

Escola estadual de Uberaba implanta projeto piloto do novo Ensino Médio

Além das matérias que já fazem parte da grade curricular, os estudantes terão disciplinas extracurriculares com acesso, inclusive, a cursos profissionalizantes. A diretora da escola, Mariângela Rodrigues da Silva, está na expectativa com as mudanças, pois serão muitas adequações e desafios.

“A gente vai ter que fazer uma formação dos professores que vão ter que se adequar a esta mudança. A rede física também tem que ser adequada porque o período vai ser o dobro. Outra coisa importante é a formação da consciência da comunidade, do valor desta nova proposta”, avaliou a diretora.

Como os alunos se matricularam na grade antiga, eles poderão escolher se querem ou não aderir ao novo ensino médio. Apesar de ainda terem algumas dúvidas, a maioria acredita que as mudanças serão positivas.

"Eu ainda não sei se vou fazer, mas acho que é uma boa oportunidade para o desenvolvimento do aluno se ele quiser um futuro bom”, comentou o estudante Ismael Rummenigge. “Vai ter mais para tempo para aprender e tirar muita gente da rua”, pontuou o aluno Matheus da Silva Oliveira.

Novidades que para os professores também têm tudo para dar certo. "Vão ser práticas diversificadas, os professores não ficarão apenas em sala de aula com os alunos. É um aprofundamento de conteúdos no qual teremos a parte prática e os alunos terão que desenvolver projetos, pesquisas”, ressaltou o professor Henrique Humberto Gregório.

Leia Mais

Mudanças no Ensino Médio

O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral foi instituído, em outubro de 2016, pela portaria 1145/2016, do Ministério da Educação (MEC). Em consonância com a lei da Reforma do ensino médio, sancionada em fevereiro pela Presidência da República, a portaria prevê a ampliação da jornada escolar de 800 para 1.400 horas/aula anuais e a formação integral e integrada do aluno.

Para aderirem ao programa, que será implantado de forma progressiva, as Secretarias Estaduais de Educação precisaram atender, entre outros pontos, a um número mínimo de 2.800 alunos matriculados no ensino médio e apresentar um projeto pedagógico ao MEC. Para ser aprovada, cada escola do Estado deve ter, obrigatoriamente, um número mínimo de 350 estudantes matriculados no ensino médio, sendo 120 apenas no 1º ano.

Em Minas Gerais, das 2.236 escolas estaduais que ofertam o ensino médio, 44 estão aptas a iniciarem o Ensino Médio Integral. Nessas unidades, cerca de 9.640 estudantes estão matriculados no 1º ano do ensino médio. Neste primeiro ano do Programa, serão investidos pelo MEC no estado mais de R$ 19 milhões. A expectativa é de que até 2019 os três anos do ensino médio ofertem a Educação Integral.

Alunos terão aula em tempo integral — Foto: Reprodução/TV Integração

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1