Por Rede Amazônica


Escola pública de Porto Velho é destaque no IDEB

Escola pública de Porto Velho é destaque no IDEB

Com mais de 450 alunos no ensino fundamental I, uma escola de Porto Velho se destacou no estado ao conquistar a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Rondônia na última avaliação: 7,4. A escola estadual Branca de Neve ficou a frente até mesmo da média das particulares.

A escola atende alunos do ensino fundamental I, ou seja, do primeiro ao quinto ano, e pode até ter um espaço pequeno, mas tem um diferencial: o ensino. 



O Ideb é um índice que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas do país. O último Ideb, realizado em 2017, tinha como meta para as escolas estaduais 5,2 para o fundamental I, 4,7 para o fundamental II e 4,3 para o ensino médio.

A diretora da instituição, Hindira Melo, está na escola desde 2005 e garante que o resultado é fruto do empenho dos servidores. 



"Uma equipe comprometida, uma equipe que realmente tem a responsabilidade de praticar a educação na sua essência. Então a gente vem trabalhando desde o primeiro ano. O Ideb, que nós agora chamamos de Saeb, ele é realizado com os quintos anos, mas a nossa base vem desde o primeiro. Então o trabalho já começa no primeiro ano para que quando as nossas crianças chegarem na idade correta de fazer a avaliação, elas já estejam preparadas para fazer a avaliação", explica a diretora Hindira.

Dentro da sala de aula, aparentemente tudo igual. Alunos enfileirados prestando atenção no conteúdo passado pela professora. Uma missão nada fácil, que a Rosilene Uchôa desenvolve desde 2017 na escola, sempre com uma atenção especial para garantir que o aluno não saia com dúvidas.

"Nós temos crianças de todas as realidades. A faixa etária é adequada, mas eles têm muitas necessidades diferentes. A gente tem que se desdobrar, trabalhar com leitura, interpretação, cruzadinha, jogos. É bem complicado", fala a professora.

Escola Branca de Neve, em Porto Velho — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A escola Branca de Neve tem 47 anos de história e fica em uma região privilegiada da cidade, o bairro Arigolândia. Mas a diretora garante que não é só isso que faz com que a demanda por vagas seja sempre grande. Os bons resultados alcançados pelos alunos rendem fama.

"Devido ao nosso trabalho a procura é muito grande. Só que infelizmente nós só temos nove salas de aula que comportam de 26 a 27 alunos", comenta Hindira Melo.


A nota do Ideb fez com que professores ficassem motivados, pela certeza de que estão conseguindo passar o conteúdo. Mas por outro lado, aumentou a responsabilidade da instituição para repetir o feito.

"A gente sabe que a nossa responsabilidade é muito grande para esse ano, para que o resultado seja melhor ainda quando sair ano que vem. É um compromisso que a escola sempre teve e que agora ele só fez aumentar. Isso é bom porque o desafio é gostoso pra gente. Ele nos estimula a estar sempre correndo atrás, aperfeiçoando nossa prática", finaliza a diretora da escola Branca de Neve.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!