O Assunto

Por g1


A pesquisa "Percepções sobre o racismo no Brasil", divulgada nesta quinta-feira (27), aponta o ambiente escolar como um dos principais palcos da violência racial no Brasil.

Entre as pessoas negras que afirmaram ter vivido alguma situação de racismo, 38% disseram que o ataque aconteceu na escola, faculdade ou na universidade. Além disso, 63% das mulheres negras confirmaram que percebem raça como principal fator motivador de violência nas escolas.

Diante deste cenário, as crianças são as mais afetadas. É o que explica Ana Paula Brandão, diretora programática da ActionAid e gestora do projeto Seta, que encomendou a pesquisa.

"O racismo atravessa a vida escolar das crianças desde a educação infantil: quando a professora não sabe cuidar do cabelo da criança, quando a criança não cabe no ideal do aluno perfeito, quando a criança não corresponde àquela imagem que está no nosso imaginário do livro escolar", diz Ana Paula.

— Foto: Tamarcus Brown / Unsplash

Em entrevista a Natuza Nery, Ana Paula sinaliza que um dos efeitos dessa violência é a piora no desempenho do aluno, que inicia o convívio na comunidade escolar em piores condições.

"A escola é talvez o primeiro espaço onde a criança vivencia o racismo", diz.

"Mas é também o lugar onde a gente vai transformar. É ali onde deve ser a arena de luta de todos nós...São os professores, a comunidade escolar, a família, todo mundo que trabalha na escola."

Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.

Episódios anteriores

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!