Por G1 CE


Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Escola Municipal Martinz de Aguiar, no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza, relataram que um grupo de torcedores de Ceará e Fortaleza invadiu o local minutos antes da prova. Os estudantes ouviram barulhos semelhantes a tiros durante a invasão motivada por uma briga entre os torcedores. A prova do Enem aconteceu no mesmo dia da partida entre Ceará e Fortaleza, na Arena Castelão.

O G1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Público do Ceará em busca de informações sobre o policiamento no local, mas até a última atualização desta reportagem o órgão não havia se posicionado.

De acordo com um estudante de 19 anos que estava no local para fazer a prova, por volta de 12h45, antes do fechamento do portão, teve início uma briga de torcedores de dois times cearenses rivais em frente à escola. Houve correria e tumulto no local, segundo o jovem.

“Vimos que o pessoal estava entrando para a escola, então ficamos apreensivos e assustados. Fechamos a porta da sala, colocamos uma mesa. Teve gente que achou que ia perder a vida, muita gente continuou chorando mesmo depois que acabou, alunos se jogaram no chão”, afirmou.

Medo

O jovem relata que ouviu barulhos de rojão dentro da escola e um candidato chegou a chorar de desespero ao não conseguir se abrigar em uma sala para fugir dos invasores. “Um menino foi ao banheiro quando começou uma galera a invadir a escola. Ele tentou voltar para sala, mas achávamos que era gente da torcida, e ele começou a chorar porque não conseguia entrar. Ele só entrou em outra sala”, relata.

Conforme o estudante, a falta de acesso ao telefone celular, uma das regras do Enem, dificultou o contato com a polícia. “Ficamos enclausurados, pois não tinha celular para ligar para a polícia, que demorou uns 20 minutos para chegar”, disse.

Durante a confusão, uma candidata de 18 anos afirma que viu um torcedor atirando três vezes na direção de um rival que ele estava perseguindo dentro da unidade de ensino. “Quando começou isso, todo mundo deitou no chão, parecia cena de guerra, esperamos acabar para a gente fazer a prova, foi horrível”, relembra.

A garota afirma que a Guarda Municipal foi até a escola, mas os torcedores já haviam fugido do local.

Enem mantido

Segundo as duas testemunhas, apesar do ocorrido, a prova do Enem foi aplicada no horário previsto e não houve nenhum tempo adicional para os candidatos que estavam no local. Para eles, a ação prejudicou mutos estudantes.

“Depois de ataques de ansiedade, o medo e a tensão não deixaram a gente se concentrar na prova. A maioria que saía da prova disse que se saiu um fiasco por conta do acontecido”, conclui a jovem.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!