Por Naiara Arpini, G1 ES


Tapume usado durante reforma foi quebrado — Foto: Reprodução/WhatsApp

A Escola Municipal Talma Sarmento de Miranda, em São Geraldo, Cariacica, foi arrombada na madrugada desta quinta-feira (3), teve as aulas suspensas, e os criminosos levaram até uma bicicleta que seria sorteada. A Polícia Militar esteve no local e um boletim de ocorrência foi registrado.

Os criminosos quebraram armários e conseguiram ter acesso a vários cômodos do imóvel. O sorteio da bicicleta iria acontecer em uma festa de aniversário de 40 anos da escola, neste sábado (5).

Um funcionário da escola, que preferiu não se identificar, contou que o prejuízo ainda não foi contabilizado, mas que já foi possível dar falta de alguns objetos e materiais importantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, além da bicicleta, foram levados uma máquina fotográfica, uma filmadora, um microfone, três notebooks da escola e R$ 288.

O funcionário acredita que os criminosos tenham se aproveitado de uma reforma que está sendo feita na escola para entrar com mais facilidade no local.

Há também a suspeita de que os assaltantes tinham algum conhecimento do funcionamento da unidade, já que tiveram acesso às chaves de algumas salas.

“Eles devem ter pulado o muro e entrado por um vão, que está coberto por tapumes. E quebraram um armário onde ficam todas as chaves das salas”, explicou. Além disso, uma pichação, com xingamento ao diretor, foi feita em uma das paredes.

De acordo com o funcionário, a escola conta com vigia apenas durante o período de aulas. A unidade também tem câmeras de monitoramento e alarme, mas nada impediu a ação. Para ele, o sistema foi desligado pelos criminosos.

“Acredito que desligaram tudo. Eles arrancaram as caixas de entrada, acredito que tenham feito algum coisa para que as câmeras não funcionassem. Nosso sistema de informática estava todo desligado, acho que a energia foi cortada”, explicou.

A Secretaria de Educação garantiu que a partir desta quinta-feira (3) a unidade também terá um vigilante no turno da noite.

Prefeitura

A Secretaria de Educação disse que abomina qualquer forma de violência e esteve em reunião com o conselho da escola durante a manhã para discutir o assunto. Foi registrado um boletim de ocorrência e a Secretaria aguarda a conclusão das investigações policiais.

Polícia Militar

A Polícia Militar informou que buscas foram realizadas na região, mas ninguém foi localizado.

Ainda de acordo com a PM, no dia 25 de julho foi realizada uma reunião onde foram passadas informações sobre o policiamento ostensivo. Além da liderança comunitária, moradores, comerciantes e a direção da escola estiveram presentes no encontro.

"A próxima reunião acontecerá na última terça-feira do mês de agosto. É importante também que todos os fatos sejam registrados para que as ações de prevenção e repressão de policiamento ostensivo e ações ligadas a investigação possam ser efetivadas", concluiu a nota.

Armários da escola foram danificados — Foto: Reprodução/ WhatsApp

Salas da escola foram reviradas pelos criminosos — Foto: Reprodução/ WhatsApp

Salas e armários foram revirados na escola — Foto: Reprodução/WhatsApp

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?