Por Bright School


As palestras de Bill Gates e de Stephen Hawking, duas renomadas personalidades por suas contribuições à humanidade no século 20, encontraram no TED um formato ideal para compartilhar ideias e inspirar pessoas. Com apenas 18 minutos de duração, as TED Talks, palco para o fundador da Microsoft e também para o físico revolucionário, acabaram por se tornar modelos de conferência. Com o mesmo propósito de disseminar conhecimento e estimular o pensamento crítico, o programa TED-Ed vem agregando estudantes ao redor do mundo. Uma das instituições brasileiras aprovadas e autorizadas a utilizar a plataforma é a escola Bright Bee. Dedicada ao ensino infantil e fundamental, é reconhecida pela proposta inovadora e pioneira no Estado do Piauí e por oferecer um programa pedagógico avançado, interativo, interdisciplinar, bilíngue e globalizado.

Apresentação TedEd na escola Bright Bee 2022

Apresentação TedEd na escola Bright Bee 2022

Mais conhecida pela sigla TED, a iniciativa Technology, Entertainment, Design, hoje coordenada pela fundação Sapling, sem fins lucrativos, realiza encontros com palestras de curta duração sobre os mais variados temas nas Américas, na Europa e também na Ásia.

Com a perspectiva de que “ideias têm o poder de transformar o mundo”, o TED lançou em 2012 o TED-Ed. Esta iniciativa de educação e juventude veio com o propósito de estimular e celebrar o pensamento crítico de professores e estudantes em todo o mundo. Hoje, como plataforma educacional premiada, atende milhões de alunos todas as semanas.

Apresentação TedEd na escola Bright Bee - 2022 — Foto: Rômulo Costa

Desta imensa comunidade TED-Ed faz parte a escola Bright Bee. Com sede em Teresina (PI) e também em Anápolis (GO), a instituição iniciou este ano a aplicação do programa com estudantes do 9º ano, dentro da disciplina Public Speaking. “Na Bright Bee nós trabalhamos as habilidades de comunicação assertiva desde cedo, com disciplinas específicas para desenvolver a oratória, fortalecer as habilidades de arguição, reconhecendo as fontes adequadas para cada temática e identificando ‘fake news’, por exemplo”, destaca a diretora geral Andréa Veiga.

Como programa, o TED-Ed Student Talks tem proporcionado aos alunos do último ano do ensino fundamental uma oportunidade de aprendizado, descobertas e apresentação de ideias ao mesmo tempo em que são aperfeiçoadas habilidades de oratória nas aulas de Public Speaking.

Apresentação TedEd na escola Bright Bee - 2022 — Foto: Rômulo Costa

“O TED-Ed Student Talks é voltado a ajudar o estudante a pensar criticamente, a observar e a discutir ‘ideas worth sharing’, ou seja, ideias que valem a pena ser compartilhadas, principalmente os temas que vêm das jornadas pessoais dos alunos”, afirma a professora Mitzi Passos.

Para a estudante Isadora Barros, a participação no TED-Ed é fundamental não apenas para aprimorar a fluência na língua inglesa. “Temos a chance de falar com os colegas sobre assuntos que afetam o nosso dia a dia”, diz. A percepção é compartilhada pela aluna Giulia Veiga: “Também trazemos vivências que significam nossas superações pessoais.”

De acordo com Mitzi Passos, a sessão recente do TED-Ed na Bright Bee reuniu alunos, apresentando de forma sucinta e instigante temas importantes como diabetes, pintura e o poder de ter uma rotina. “O programa é realmente incrível, oferece muito aprendizado e tem sido uma experiência muito enriquecedora para todos”, completa Andréa Veiga.

Apresentação TedEd na escola Bright Bee - 2022 — Foto: Rômulo Costa Legenda

Mais sobre a Bright Bee

Com uma proposta inovadora a escola está sediada em Teresina (PI) e Anápolis (GO), é dedicada à educação infantil e ao ensino fundamental, oferecendo um programa avançado, interativo, interdisciplinar, bilíngue e globalizado. O foco do projeto pedagógico da Bright Bee é proporcionar vivências dos conteúdos apresentados em aula de forma lúdica, visando sedimentar o conhecimento de maneira sólida e natural. O programa educacional contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes e reforça a aquisição de uma segunda língua para a inserção do indivíduo no contexto globalizado da atualidade.

Bright School

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!