Por Fabiana Figueiredo, G1 AP — Macapá


Parte da cobertura da quadra da Escola Estadual Júlio Gonçalves da Costa desabou; prédio vai passar por reforma completa, segundo a Seed — Foto: Arquivo Pessoal

A Escola Estadual Júlio Gonçalves da Costa, no distrito de Santa Luzia do Pacuí, a 113 quilômetros de Macapá, deve passar por uma reforma completa em julho, prevê a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Problemas infraestruturais, como a falta de parte da cobertura da quadra de esportes e no forro das salas de aula, que cedeu em alguns pontos, teriam motivado a intervenção.

A Seed informou que fez uma vistoria na escola e que usou um repasse emergencial de R$ 8 mil em fevereiro para fazer uma manutenção no local, para o início das aulas. A reforma completa na escola, segundo a secretaria, com recuperação das salas de aulas, quadra e toda a estrutura da instituição, está sendo planejada para julho, no período das férias escolares.

Morador registrou que telhado da escola é sustentado por pedaço de ferro — Foto: Arquivo Pessoal

Um morador de 44 anos, do distrito de Santa Luzia do Pacuí, enviou fotos atuais da escola que mostram os problemas estruturais no prédio. O homem pediu para não ser identificado, mas comentou que fica preocupado com a segurança dos alunos e profissionais da instiruição. As aulas continuam normalmente.

“A quadra já está deteriorada. O telhado da escola também já está caindo, tem parte que está sustentada por um ferro e não está sendo sustentada nem pela coluna de concreto. Já era para ter interditado a escola, mas não está. Essa escola precisa de uma reforma, porque do jeito que está não tem condições, não”, disse o morador.

O processo licitatório para a reforma na escola está em fase de elaboração e ainda não tem valor definido, segundo a Seed, que deve encaminhar o material para a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) assim que estiver pronto, informou.

Os alunos têm aulas em dois turnos na escola, em turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1