Por Gabriela Singular, Gazeta Online


Decoração para palestra sobre diversidade sexual foi vandalizada em escola de Vitória — Foto: Leitor A Gazeta

Uma escola municipal de Vitória foi alvo atos de vandalismo na madrugada deste sábado (3), após ser anunciado que a instituição iria promover um seminário com o tema 'Diversidade Sexual e a Situação Política Atual do Brasil'.

Segundo o coordenador pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Admardo Serafim de Oliveira, Carlos Fabian de Carvalho, na sexta-feira (2), a escola recebeu ameaças de alguns moradores da região para que a palestra fosse cancelada.

"Uma parte da comunidade não topou e realizou ameaças. Eles rasgaram a nossa decoração e queimaram uma faixa", conta o coordenador.

Os criminosos rasgaram e queimaram faixas e cartazes que faziam parte da decoração do ambiente escolar.

Carlos Fabian explica que a escola possui um projeto pedagógico para produção de seminários que discutem pautas sobre as diferenças, questões sobre as diversidades sexuais e o racismo. Segundo ele, há quatro anos a instituição promove os assuntos, mas nunca recebeu nenhum tipo de ameaça.

"Há uma acusação de que estamos promovendo a igualdade de gênero, mas não é isso. Nós discutimos sobre a violência e os direitos das pessoas".

Com medo de dar início à palestra na manhã deste sábado, a escola acionou a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que foram ao local para a garantir a segurança dos alunos.

Os representantes da escola afirmaram que pretendem registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil sobre o caso.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1