Por G1 PI


Os 32 alunos assistiam aulas de reforço em grupo e em seguida o lanche fazia a alegria da turminha — Foto: Junior Feitosa/ G1

Quem disse que matemática é a vilã da escola? Não para os alunos da Escola Municipal Governador Chagas Rodrigues, na zona Norte de Teresina, que tiveram o prazer de saborear o conhecimento através de um grande incentivo durante as férias. Isso porque, depois de ver a dificuldade dos alunos em aprender matemática, a diretora da instituição, Roberta Kelly, decidiu colocar a mão na massa e fazer pizzas para ensinar frações e outros conteúdos.

A diretora contou ao G1 que muitos alunos precisavam passar pela fase de recuperação e que viu nas pizzas uma forma divertida de chamar a atenção para aprender matemática, o “monstro” a ser combatido por muitos estudantes. “O desafio era que as aulas de matemática fossem mais atrativas, ainda mais por ser no período das férias. Daí surgiu a ideia de fazer o reforço de uma forma diferente”, explicou.

Dessa forma, os alunos passaram a entender para quê serve a matemática, como usá-la dentro de sua vivência e, segundo ela, houve quem nem dormisse direito pensando na aula, que tinham o tema ‘Aprendendo frações com Pizza’. Além desta, também houve a aula ‘Multiplicando com docinhos’, tudo feito pela própria diretora.

“Uma das mães me disse que a filha quase não dormiu. Acordava no meio da noite perguntando: ‘Mãe, já amanheceu? ’. Estava ansiosa pelo dia seguinte e é muito gratificante para o nosso projeto, pois aumenta o interesse deles em vir à escola. Os mimos são importantes, nos ajudam a chegar ao objetivo, mas o que enriquece mesmo é a aprendizagem”, pontuou Roberta Kelly.

A criança que não via a hora de chegar na escola é Nívea Clara Cardoso, de 10 anos. Ela participou das aulas e experimentou pizza pela primeira vez através das aulas. “Eu nunca tinha comido pizza, comecei a estudar para fazer a prova e fiquei muito feliz em vir para a escola. A pizza estava uma delícia”, disse Nívea.

Nívea Clara fez a prova após o reforço de matemática que lhe proporcionou comer pizza pela primeira vez — Foto: Junior Feitosa/ G1

As mães de alguns alunos acompanharam atentamente o último dia de pizza na escola e falaram sobre a importância de ver seus filhos interessados em aprender. Luana Alves, mãe da Nívea Clara, aprovou a idéia e ressaltou o aumento do interesse da filha em aprender. "Ela ficou muito animada com o que aprendeu", contou a dona de casa.

Outra mãe satisfeita é Cleonice Pontes, que vê o filho aplicar o aprendizado obtido na escola. "Meu filho já consegue contar melhor, aprendeu mesmo a fracionar e quando vê uma fruta diz: 'Olha mãe, já dá pra fazer' . Esse incentivo estimulou o cérebro dele a trabalhar mais rápido", afirmou. Já a cabelereira Jaciara Alves declarou que o método é eficaz pois desmitifica a fama ruim da matemática. "Elas aprendem brincando e mais rápido", apontou.

O fato da própria diretora preparar as pizzas para utilizar nas aulas fez com que a receptividade do projeto fosse ainda mais positiva. Roberta explicou que o número de alunos nas aulas de recuperação aumentou com o decorrer dos dias. "Começamos com 21 alunos, reduzimos a carga horária e tiramos o dever de casa para que eles aproveitassem as férias. A partir do segundo dia eles avisaram os colegas e até agora já temos 32 alunos assíduos. As professoras também receberam mimos para saber que os alunos precisavam delas", explicou.

A diretora fazia e distribuia as pizzas após uma explicação sobre frações nas aulas — Foto: Junior Feitosa/ G1

Os recursos para os lanches são inteiramente fornecidos pela diretora e, por causa da situação econômica das crianças da região, outras idéias ganharam espaço com o objetivo de influenciar no aprendizado dos alunos. "Há mais de um ano nós visitamos as famílias levando cestas básicas, arrecadamos alimentos juntamente com amigos e familiares e é importante essa parceria da família com a escola. Acredito na escola como responsável por mudar a realidade que vivemos hoje", destacou a diretora.

A escola possui mais de 930 alunos, do 1º ao 5º ano, e conta com outro projeto, o 'Cineminha de honra ao mérito' que premia a cada semestre quatro crianças com as melhores notas e assiduidades. Elas são levadas ao shopping, assistem filmes, brincam e lancham. "O brilho no olhar das crianças é incrível e isso reflete dentro da escola, é uma motivação mais próxima da realidade", completou a diretora.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1