Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


Projeto incetiva reciclagem em escola de Poá

Projeto incetiva reciclagem em escola de Poá

A preocupação com o meio ambiente tem ganhado destaque em Poá. Estudantes da rede municipal desenvolveram o projeto “Reciclar é Bom”, que busca juntar materiais inservíveis e reaproveitá-los, impedindo o descarte inadequado. O projeto, que envolve professores, alunos e a comunidade, já mostra seus resultados.

Um dos frutos desse trabalho é a recente compra de uma mesa de air game, que garante a animação dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Petronílio. “Muita ansiedade, estou adorando esse brinquedo que eles deram para a gente hoje”, conta a aluna Melissa Macedo, de 10 anos. “Vai ser legal, acho que nossa escola ganhou um presente especial”, diz Giovanni dos Santos, de 9 anos.

O brinquedo novo é resultado do trabalho de coleta e destinação de produtos recicláveis, como garrafas pets, óleo e papelão.

Ao longo do semestre, a preservação do meio ambiente foi um tema bastante trabalhado dentro da sala de aula. Somente neste período, aproximadamente uma tonelada de produtos recicláveis foi recolhida e ganhou destinação correta.

No pátio, além do novo jogo, a escola já acumula outros resultados do projeto "Reciclar é Bom". Primeiro veio a pipoqueira e depois a mesa de pebolim. Tudo conquistado com as arrecadações do descarte correto dos materiais.

A iniciativa, que começou nas aulas de educação física, já tem cerca de um ano e meio. O professor José Pedro dos Santos Júnior teve a ideia enquanto pensava em uma forma de arrecadar recursos para comprar medalhas para incentivar os alunos em competições internas.

“O carro chefe do projeto são as latinhas, garrafas pets, papelão em geral e plástico em geral. Esse material é armazenado aqui na escola, a gente coloca eles em 'bags'. A cooperativa vem retirar e passa o valor integral para escola. Como o projeto tomou uma proporção gigantesca, a gente tenta parceiros. Já conversamos com a Prefeitura para adquirir containers, para ficar mais organizada essa questão de divisão dos materiais”, conta.

E o projeto já envolve a comunidade. Atitudes pequenas, como a do motorista Silvio César Venturi, que separa materiais recicláveis e leva até a escola, garantem a melhoria para o meio ambiente. “Essa contribuição é muito importante, todos os pais têm que ter essa mentalidade. Hoje os filhos cobram isso da gente. Eles cobram 'olha pai, tem um projeto de reciclagem, melhorar o meio ambiente'. É o futuro deles. Um meio ambiente bem melhor”.

Agora, o "Reciclar é Bom", uma iniciativa até então exclusiva da escola, pode ganhar apoio do poder público para crescer e até mesmo servir de modelo para as outras unidades de ensino de Poá.

“Nós estamos verificando como está a questão de aquisição de containers, para aprimorar o projeto. Também uma equipe pedagógica vai estar acompanhando os resultados obtidos e aprimorando o objetivo final, que é alcançar a questão pedagógica do aluno, o aprendizado do aluno”, explica o secretário Adjunto de Educação, Marcelo Paiva . A previsão é que o container seja entregue para a escola no final do ano.

Além das atividades dentro da sala de aula, os alunos viraram multiplicadores de informação. Layane Oliveira, que é aluna do quarto ano, levou o que aprendeu na escola para a família e até para os vizinhos. “Minha vizinha jogava muita caixa fora, aí eu e minha mãe sempre falávamos para pegar. A gente ficava olhando, porque se aquilo fosse para o meio ambiente, ia poluir”.

Não são só os alunos que ficam empolgados com o novo jogo. Silvia Aparecida Sá, mãe de um aluno, também celebra a conquista. “É o último ano dela, mas a gente está ajudando muito. Os comerciantes do Kemmel guardam tudo que é embalagem, recicláveis. A gente passa recolhendo e traz. Cerca de 300 quilos por semana”.

“É muito importante contribuir, porque tipo, se alguma reciclagem for lá para o rio, para o meio ambiente, vai poluir e trazer muitas coisas más”, conclui Layane.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1