Por Gilmara Melo*, G1 Bauru e Marília


"Projeto Horta" da EMEI 1,2.. Feijão com Arroz foi um dos ganhadores do prêmio “Educação Infantil - Boas práticas de professores durante a pandemia” — Foto: Prefeitura de Marília/ Divulgação

A EMEI "1,2…Feijão com Arroz" de Marília (SP) ganhou dois prêmios por boas práticas dos professores no ensino infantil durante a pandemia causada pela Covid-19. Os projetos contemplados viabilizaram a criação de uma horta e um parque de pneus na escola.

As professoras responsáveis pelos projetos foram respectivamente Jaqueline Rodrigues Ferreira e Ellen Cristina Golfi Pereira que desenvolveram as iniciativas por meio da Plataforma Educação em Casa, da Secretaria Municipal da Educação.

O prêmio “Educação Infantil - Boas práticas de professores durante a pandemia” realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a Fundação Itaú Social e Undime selecionou 100 projetos entre 700 inscritos que foram premiados em uma live no mês de março. Apenas em escolas do Estado de São Paulo, 34 iniciativas foram contempladas e dois destes prêmios foram conquistados pela EMEI 1,2…Feijão com Arroz da Rede Municipal de Educação Infantil de Marília.

Segundo a diretora da escola, Fabiana Cruvinel, os projetos foram pensados para serem iniciados em 2020 antes da pandemia, mas precisaram ser adaptados para continuar de forma remota com o intuito de manter o vínculo com os alunos mesmo neste momento de isolamento social.

“Os dois projetos foram pensados no início de 2020 quando ainda estávamos no ensino presencial. Em março, quando paramos por conta da pandemia, precisamos nos reunir e definir como adaptar os projetos e tentamos envolver as famílias em ações que pudessem ser realizadas em casa, para que eles não perdessem o vínculo com a escola.”

O “Projeto Horta” criado pela professora Jaqueline foi feito em parceria com a professora Sandra Santos e desenvolvido com crianças de 4 anos durante a Oficina de Ciências para construir uma horta na escola.

Alunos foram incentivados pelas professoras a manterem uma alimentação saudável em casa no "Projeto Horta" — Foto: Prefeitura de Marília/ Divulgação

“O nosso espaço pedagógico horta jardim foi feito na escola e está em andamento. A partir deste espaço pedagógico nós fizemos atividades utilizando algumas plantas alimentícias, aromáticas e medicinais que nós plantamos. Fizemos as vídeo aulas com os alunos e em casa as crianças fizeram algumas atividades a partir desses vídeos com o objetivo de conseguirmos incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e o contato com a natureza”, conta Jaqueline.

As professoras criaram atividades relacionadas a horta jardim que foram acompanhadas pelas crianças por vídeo aulas, para que elas participassem do processo de alguma forma.

“Algumas crianças também fizeram essa atividade plantando em casa, mas foi um plantio em um vasinho ou recipiente reciclado, apenas para incentivar o plantio, porque a gente sabe que realizar uma horta em casa pra eles, devido ao contexto urbano, não é viável, não é possível até por conta de espaço”, explica Jaqueline.

Além de explorar os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, o projeto buscou incentivar uma alimentação saudável entre as crianças que chegaram a fazer até mesmo receitas com os alimentos provenientes da horta, como o suco verde, no período de fevereiro, quando as aulas presenciais retornaram com menor capacidade.

Já a iniciativa do projeto “Para o meio ambiente: reciclar pode ser divertido” da professora Ellen com crianças de apenas 3 anos do Maternal 2 tinha o objetivo de construir um parque de pneus junto com as famílias e as crianças na escola de forma presencial, mas com a pandemia o projeto foi adaptado por meio de vídeo aulas online e contatos pelo WhatsApp, conforme conta a professora.

Professoras da EMEI 1,2... Feijão com Arroz foram premiadas por boas práticas dos professores no ensino infantil durante a pandemia — Foto: Prefeitura de Marília/ Divulgação

“O projeto de reciclagem começou antes da pandemia e a ideia era fazê-lo na forma presencial. As propostas que seriam dadas em sala em um dia foram divididas em 2 ou 3 dias para que as famílias pudessem fazer com calma. Utilizei a plataforma do município, e-mail, WhatsApp e Google Meet e o uso de material reciclado foi intencional, qualquer caixa de leite poderia virar um brinquedo ou um instrumento musical.”

A ideia de construir um parque de pneus na escola não ficou para trás e com a ajuda de outros funcionários e dos familiares dos alunos, a professora conseguiu viabilizar o parque no encerramento do projeto sem deixar de seguir todas as recomendações sanitárias para a prevenção do coronavírus.

“Tive mais dificuldade na forma como encerraríamos o projeto, devido à pandemia foi preciso readequá-lo, porque a proposta era construir um parque de pneus com as famílias e as crianças presentes. Então por orientação da escola e respeitando as normas, eu e as demais professoras do Maternal 2 (turma com 3 anos) nos juntamos e fizemos o parque, contamos com a ajuda da equipe escolar também. As crianças da turma pintaram os pneus em casa com sua família e nos enviaram e assim finalizamos o projeto”, explica Ellen.

A participação da família dos alunos em todas as etapas dos projetos foi fundamental, já que por se tratar de turmas com crianças ainda muito pequenas, elas precisavam do auxílio de adultos para realizar as atividades. E apesar das dificuldades, tanto os responsáveis quanto as professoras buscaram se adequar ao novo cenário, como conta a diretora da escola.

“A parceria com a família foi muito importante, porque não teríamos conseguido sem esse envolvimento. Foi uma forma de manter o vínculo com as crianças. A nossa escola é integral e todas as mães são trabalhadoras, por isso não foi um processo fácil. As professoras ficavam de plantão para atender as mães nos horários que elas podiam, mas achamos importante que as crianças vissem as suas professoras na pandemia, crianças pequenas precisam de contato visual.”

Além do reconhecimento recebido pelos dois prêmios, cada um dos 100 professores que tiveram seus projetos premiados vão receber o valor de R$1 mil para investir em seus projetos e também vão ganhar um curso online para melhorar a sua formação. A premiação vai acontecer na semana entre os dias 25 e 30 de abril.

“De alguma maneira todos os projetos abordam os direitos das crianças, as crianças como sujeitos ativos e o que fizemos ofereceu isso também, quando a criança é beneficiada pelos seus direitos e experimenta, cria, constrói, ela passa a ver o mundo diferente, começa a buscar possibilidades sozinha, porque a criança é capaz disso. Se possibilitamos às crianças maneiras de pensar diferente hoje, elas se tornarão mais conscientes no futuro, isso quanto a reciclagem, reuso, meio ambiente e todas as áreas que puder imaginar. Educação é semente, se planta hoje para colher no futuro”, salienta a professora Elen.

* Colaborou sob a supervisão de Mariana Bonora

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