Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Aulas em escola de Jundiaí voltam nesta segunda-feira após briga generalizada

Aulas em escola de Jundiaí voltam nesta segunda-feira após briga generalizada

A Escola Estadual Padre Maurílio Tomanik, do bairro Cecap, em Jundiaí (SP), retomou as aulas na manhã desta segunda-feira (9) após uma confusão generalizada registrada na quinta-feira (5) entre alunos e professores.

Os professores relataram ameaças de alunos e, com medo de novas brigas, não foram trabalhar na sexta-feira (6). Cerca de 600 alunos ficaram sem aula.

A confusão na escola mobilizou oito equipes da Guarda Municipal e quatro alunos acabaram apreendidos.

Em entrevista à TV TEM um professor - que preferiu ter a identidade preservada - contou que a escola tem dois grupos rivais de alunos. Além de brigar entre eles, os estudantes também passaram a ameaçar os professores da unidade.

Ainda conforme relatado pelo professor, os adolescentes de um dos grupos dominaram a escola.

“Eles vinham nos ameaçando, apontavam o dedo para nós dizendo que iam nos matar, nos estuprar, que eles iriam nos pegar na hora da saída e nós iríamos morrer”, afirma.

Durante a confusão, um dos guardas municipais foi ferido com uma pedrada e precisou ser socorrido. Segundo a corporação, ele teve ferimentos leves.

O delegado Orli de Moraes informou que os adolescentes apreendidos, dois de 15 e dois de 16 anos, podem cumprir medidas socioeducativas. O caso dos menores foi encaminhado para a Vara da Infância e Juventude.

A Diretoria de Ensino e Secretaria de Estado de Educação que vai nomear um professor mediador de conflitos para frequentar a sala de aula junto com os alunos e que irá desenvolver ações de cultura de paz.

Além disso, a pasta ainda informou que irá contar com o apoio da Polícia Militar durante o período de aula.

Escola de Jundiaí foi alvo de briga entre estudantes — Foto: Reprodução/TV TEM

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1