Por TV TEM


Escola Estadual "Orlando Maurício Zambotto" fica entre as finalistas de prêmio nacional sobre gestão — Foto: Reprodução/ TV TEM

A Escola Estadual "Orlando Maurício Zambotto", de Jarinu (SP), ficou entre as cinco finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A premiação foi entregue na quinta-feira (10).

O projeto venceu as etapas regional e estadual e estava concorrendo com mais quatro escolas de outros estados brasileiros.

Professores, tutores e diretores acompanharam ansiosamente a transmissão virtual por um telão montado na Diretoria de Ensino de Jundiaí (SP).

Um vídeo contando um pouco sobre cada projeto inscrito foi exibido e diversos representantes nacionais da área da educação agradeceram o empenho dos gestores espalhados pelo país. Depois de uma hora e meia de emoções, o vencedor foi anunciado.

Escola de Jarinu fica entre as cinco finalistas em prêmio nacional

Escola de Jarinu fica entre as cinco finalistas em prêmio nacional

A escola vencedora é de Pernambuco, mas a unidade de Jarinu saiu como referência para a região sudeste. Durante a pandemia do coronavírus, eles conseguiram manter os 1.080 alunos matriculados estudando e não tiveram nenhum registro de evasão escolar.

De acordo com a diretora da Escola Estadual "Orlando Maurício Zambotto", Camila Oliveira, a união foi essencial nesse período. "Essa pandemia, com tudo de ruim que ela veio, que ela também trouxe muito acolhimento, as pessoas se uniram mais. Para a nossa escola isso foi muito importante", explica.

Apesar de ser uma escola urbana, 40% dos alunos vivem na área rural, muitos a 12 quilômetros de distância. Os professores mapearam os endereços e identificaram quem tinha ou não acesso a internet.

Para o conteúdo ser distribuído, um grupo de WhatsApp foi montado com um representante de cada turma, que se tornou o chamado "tutor". A missão era ajudar os estudantes que não conseguiam se locomover para pegar as atividades ou que não tinham celular, computador e acesso à internet.

Mesmo sem conquistar o primeiro lugar, o vice-diretor Eder Carlos Pagani conta que já considera uma vitória o reconhecimento. "Saímos vitoriosos porque os 1.070 alunos não ficaram para trás. Eu acho que é isso o que é importante na educação, ninguém para trás."

Saímos vitoriosos porque os 1.070 alunos não ficaram para trás. Eu acho que é isso o que é importante na educação, ninguém para trás.

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!